quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

TERCEIRO ANIVERSÁRIO DO BLOG "EUGENIO EM FILMES"



Com 175 postagens Eugenio em Filmes chega — tão despretensiosamente como começou — ao terceiro aniversário. Permanece fiel às intenções iniciais expostas no texto inaugural — APRESENTAÇÃO — de 13 de dezembro de 2013: firmar-se como espaço para publicação das memórias cinéfilo-afetivas de José Eugenio Guimarães. São textos diversificados — em geral, de apreciações de filmes que vi —, vindos à luz em épocas variadas. A lógica aleatória preside as publicações por meio de um sorteio baseado nos números de ordem dos escritos que integram meus arquivos de cinema, nos quais estão registrados, sem exceção, todos os filmes vistos por mim em 57 anos de cinefilia.


Completar três anos, com ânimo para chegar a quatro, é um feito. Afinal, não é fácil ativar e manter um blog, por mais despretensioso que seja. A blogosfera é uma selva. Alcançar visibilidade demanda esforço e persistência. Muitos desistem. Teimoso, Eugenio em Filmes continuou em frente, valendo-se de mecanismos de divulgação fincados nos esforços do titular, de amigos, colegas e parceiros dispersos por plataformas de e-mail e redes sociais como Google+ e Facebook. Provavelmente, este blog jamais será um avassalador sucesso de público. Mesmo assim, é compensador saber que partiu dos iniciais e minguados 10 acessos diários, em média, para os 420 de agora. Já atingiu a marca recorde de 1213 em um único dia. Apesar de escrito em português, as ferramentas de tradução facilitam a aferição dos conteúdos além das fronteiras brasileiras, em países como Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Rússia, Índia, China, França, Espanha, Malásia, Ucrânia etc.


Nesses três anos, as 20 publicações de maior alcance são:


1. NAZISTAS NO SUL DO BRASIL: Aleluia, Gretchen (1976), de Sylvio Back.




2. A MAIS VIOLENTA AVENTURA CINEMATOGRÁFICA DE TARZAN: Tarzan, o magnífico (Tarzan the magnificent, 1960), de Robert Day.





3. DEAD MAN WALKING! A PENA DE MORTE E O ESTADO EXECUTOR NA PERSPECTIVA DE TIM ROBBINS: Os últimos passos de um homem (Dead man walking, 1995), de Tim Robbins.





4. A DISTOPIA DE TRUFFAUT ADAPTADA DE BRADBURY: LIVROS ARDEM A 451 GRAUS FAHRENHEIT!: Fahrenheit 451 (Fahrenheit 451, 1966), de François Truffaut.





5. O WESTERN INSPIRADO EM DIVERSAS FONTES DA LITERATURA HEROICA: Os brutos também amam (Shane, 1953), de George Stevens.





6. SHREK PERDIDO NUM DIA DE GEORGE BAILEY: Shrek para sempre (Shrek forever after, 2010), de Mike Mitchell.





7. ABORDAGEM ALEGÓRICA DA DOMINAÇÃO CULTURAL E DE SUA SUPERAÇÃO NO TEMPO DA FRANÇA ANTÁRTICA: Como era gostoso o meu francês (1970), de Nelson Pereira dos Santos.





8. CANIBALISMO E OUTRAS BIZARRICES NO ESTRANHO CONDOMÍNIO DE UMA PARIS SOMBRIA E APOCALÍPTICA: Delicatessen (Delicatessen, 1991), de Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet.





9. O WESTERN AO ‘DEUS DARÁ’ DE J. LEETHOMPSON: O ouro de Mackenna (Mackenna's gold, 1969), de J. Lee Thompson.





10. O BALANÇO DOS ANOS 60 E DO SONHO AMERICANO POR ARTHUR PENN: Amigos para sempre (Four friends, 1982), de Arthur Penn.





11. EVOLUINDO PARA PROCESSOS EFICAZES DE GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA EM MONSTRÓPOLIS: Monstros S.A. (Monsters, Inc, 2001), de Peter Docter, David Silverman e Lee Unkrich.





12. ITÁLIA, 1924: FASCISMO EM ALTA — MATTEOTTI É ASSASSINADO; MUSSOLINI TOMA O PODER: O delito Matteotti (Il delitto Matteotti, 1973), de Florestano Vancini.





13. OS DOZE APÓSTOLOS PROFANOS DO MAJOR REISMAN: Os doze condenados (The dirty dozen, 1967), de Robert Aldrich. 









15. SOPHIA LOREN ENTRE AS "MÃES" DE BRECHT E GORKI NA ITÁLIA DEVASTADA PELA GUERRA: Duas mulheres (La ciociara, 1961), de Vittorio De Sica.





16. A FANTASIA CINEMATOGRÁFICA EM MOMENTO DE VIBRAÇÃO MAIOR: O ladrão de Bagdá (The thief of Bagdad — An Arabian fantasy, 1940), de Michael Powell, Tim Whelan, Ludwig Berger, Alexander, Zoltan Korda e William Cameron Menzies.





17. OS FLAMINGOS DE FOGO DE WATERS E DIVINE: Pink Flamingos (Pink Flamingos, 1972), de John Waters.





18. NÃO! ELE NÃO ESTÁ MORTO, AINDA NÃO!: Jake Grandão (Big Jake, 1971), de George Sherman.





19. WESTERN EXEMPLAR DE HENRY KING EXPÕE A ALMA TORTURADA DO MATADOR: O matador (The gunfighter, 1950), de Henry King.





20. COM WALT DISNEY NO NAUTILUS DE JULES VERNE E DO CAPITÃO NEMO: 20 mil léguas submarinas (Twenty thousand leagues under the sea, 1954), de Richard Fleisher.






Como de outras vezes, externo agradecimentos a Yamê Oliveira Peixoto pelo design simples e funcional do layout do blog. Também a Olímpia de Oliveira e Iracema Costa Magalhães pelas revisões ortográficas e gramaticais — fundamentais, ainda mais quando o autor está viciado no texto que escreveu e, portanto, incapacitado de perceber até mesmo erros e incongruências que costumam saltar aos olhos.


Meu muito obrigado aos amigos e colegas blogueiros, aqui representados por Paulo Telles (Filmes Antigos Club), Francisco Bino (ClyBlog) e Emerson Teixeira (Cronologia do Acaso). Contribuíram muito na ampliação da visibilidade do blog ao permitir a manifestação do autor em entrevistas concedidas aos seus respectivos espaços; no caso de Paulo Telles ao programa Cine Clube transmitido pela Escola de Radio Web.


Não posso deixar de agradecer aos novos amigos cultivados na blogosfera, pelo aprendizado permitido graças à troca de experiências: Carmen Cardenosa, Maria Del Socorro Duarte, Juan Carlos, Federico M., Juan Carlos Vinuesa e Roy Bean, Sunny Mama, Erika Martin, Raul Miruri, Cid Vasconcelos, Consciencia y Vida Magazine, Chari Br7, Anna Hernandez, Javi Gazapo, Ruben Alonso, Matthew Vilela, Léo Costa, Eduardo Fernando Gomes Filho e Arturo Garcia. Ficam agradecimentos também a Jurandir Lima (Faroeste), Fernando Monteiro, Thomaz Antônio F. Dantas, Eliana Gonçalves de Moares, Leda Nascimento, Luísa Angélica, Angélica Maia, Dina Mendes, Eduardo Brito de Azevedo, Mairon Mattos, Lene Dann, Márcia Trevizani, Adriana Dezerto, Renato Soares, Lidia Lane, Brigid Arwen, Darcy Mendes, Dianna Mell, Teresa Cristina e tantos outros por seus esforços de divulgação ou participações em discussões de cinema sempre frutíferas, que resultam em partilhas de conhecimento e prazer.


Vamos ao quarto aniversário!


Um abraço a todos, inclusive a vários colaboradores e amigos que as falhas de memória não permitiram nominar.


(José Eugenio Guimarães, 2015)

16 comentários:

  1. Muitos parabéns meu amigo querido. Muito obrigado pela nomeação me embora eu só ter correspondido a suas muitas gentilezas.
    Boa sorte e que você continue anos cumprindo com o mesmo entusiasmo de antes.
    Um grande abraço amigo :-)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma companheira importantíssima, Carmen Cardenosa. No terceiro aniversário do blog, só posso desejar longa vida a você e ao seu blog. Seu trabalho educacional é invejável. Beijos, abraços e saludos.

      Excluir
  2. Muchas felicidades, José Eugenio. No es fácil mantener un blog durante tantos años pero tu haces muy buen trabajo.
    Es genial que te lean desde tantos países. Y como dices, el idioma no es una barrera gracias al traductor online ;)
    Gracias por la mención. Un fuerte abrazo, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela presença, Erika Martin, e pelas palavras animadoras que me envia. Vamos continuar firmes e inabaláveis em 2016, com muitas anedotas, principalmente as de secretarias. Beijos e forte abraço. Saludos.

      Excluir
  3. Saudações Eugenio.

    Parabéns em dose dupla. Parabéns para você pelo seu maravilhoso trabalho. Pode até não ser um dos maiores blogs de cinema no país como te disse no facebook, mas uma coisa esteja certo: seu espaço procura ser empreendedor em matéria de conhecimento sobre a Sétima Arte. Por isso, parabéns também pelo terceiro aniversário do EUGENIO EM FILMES, e que se perpetue por longos anos ainda, sempre com matérias de teor elevado que possam nos remeter ao profundo sentimento de nostalgia, em reminiscência das grandes obras do cinema.

    Agradeço pela menção honrosa. No próximo ano pretendo produzir um novo programa, só que desta vez na "Rádio Vitrola Web", similar ao que fiz na Escola de Rádio. No que eu puder, O EUGENIO EM FILMES será sempre uma referência em qualquer veículo de comunicação onde eu estiver, seja no meu blog, seja na rádio, ou seja na TV. Vc merece meu amigo.

    Grande abraço e longa vida E PRÓSPERA ao "EUGENIO EM FILMES"

    Paulo Telles
    editor do Blog FILMES ANTIGOS CLUB
    http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo Telles,

      Muitíssimo obrigado pelo comparecimento aos festejos. Grato pelos parabéns. Custa muito manter um blog, ainda mais com um certa periodicidade nas publicações. Aqui é, em média, semanal. Vez ou outra consigo diminuir essa marca, mas não é fácil. Nem partindo do pressuposto de que a grossa maioria dos textos está escrita. Mesmo assim, demanda muito em termos de revisão e, às vezes, atualizações. Sempre há uma busca constante de informações. Chega a ser esgotante. Mas, mas ao fim e ao cabo, é reconfortante.

      Esse programa "Rádio Vitrola Web" será na mesma emissora do "Cine Club"? Chegando a ocasião, informe. Faço questão de me posicionar como ouvinte.

      Vida longa e próspera aos nossos blogs.

      Abraços.

      Excluir
    2. Olá Eugenio

      Rádio Vitrola Web é uma outra emissora, nada a ver com a Escola de Rádio. Ainda vou preparar o piloto, mas isso só depois que chegar de viagem. Passarei 15 dias na Bahia, embarco dia 27. Quanto ao programa talvez seja mesmo o CINE CLUB, só que em novo formato.

      Vida longa e próspera para nossos blogs.

      Abraços

      Paulo Telles
      editor do Blog FILMES ANTIGOS CLUB
      http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Boas férias, Paulo! Que faça um bom programa. E, claro, longa e próspera vida aos nossos blogs.

      Abraço.

      Excluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho, maravilhoso.Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Adriana Dezerto. Bom vê-la aqui. Apareça mais. Beijos e abraços.

      Excluir
  5. Eugênio,

    Fortes parabens por um trabalho criado com amor e extrema dedicação.

    Colocar no papel o visto de filmes durante anos a fio, é de fato um trabalho, prazeroso para nós que devoramos cinema, mas que é um fardo árduo e dificil de ser administrado.

    Eu, que sou um devorador de filmes e que ando perto dos 12.000 titulos, não sei como conseguiria fazer emergir um trabalho deste, a não ser que a ideia houvesse surgido na época em que entrei no cinema pela vez primeira.

    Mas, caro companheiro, tens realizado um trabalho saudável, um serviço de fazer se tornar concreto para terceiros conhecerem tudo aquilo que viveste dentro das salas de cinema.

    Soltar sua visão sincera sobre cada obra, fornecer aos amantes da arte sua percepção em cima de cada filme visto, é como criar um pequeno dicionário cinematográfico para aqueles que também são como ti.

    Vos aperto a mão e comprometo-me em seguir valorizando este blog, no qual não participo a muito tempo menos de sua criação.

    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo aporte, Jurandir. Quanto ao mais, já estamos na rota do quarto aniversário. Que venham este e outros. Ainda tenho muitíssima coisa a publicar. Sem esquecer da quantidade enorme de filmes que ainda tenho a descobrir e outros tantos a redescobrir. Fique com a gente e vamos em frente. É um prazer tê-lo aqui.

      Grande abraço.

      Excluir
  6. Eugenio,

    Em Tempo necessito fazer ligeiro adicionamento no meu comentário anterior.

    É que, depois de ter lido toda a postagem, me peguei embevecido com tantos cartazes, de até muitas postagens que não alcancei, deixando assim de por gratidão pela citação de meu nome como participante deste blog, o que ora estou fazendo.

    No mais ir para adiante e seguir ganhando o prazer da grandeza que é estar por perto e dar, mesmo vez em quando, algum parecer neste blog na postagem que me julgue capaz.

    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jurandir,

      Sempre é tempo de conhecer as postagens que você não alcançou, inclusive pela publicação em tela. Cada título das publicações aqui listadas, por exemplo, é um link que o levará diretamente à apreciação de algo que - quem sabe? - ainda não tenha tomado ciência. Creio que há muitas apreciações de filmes do seu agrado que ainda não descobriu.

      Quanto ao mas, sou eu que devo manifestar gratidão por sua presença sempre enriquecedora, mesmo quando há divergências. Aliás, são as divergências que enriquecem tudo, não é mesmo? Elas é que nos apontam um lado obscuro ao qual não havíamos dado atenção e nos levam a abrir os olhos.

      Esteja sempre por perto.

      Abraços.

      Excluir