RELEMBRANDO: YONÁ MAGALHÃES, "DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL", GLAUBER ROCHA

Faleceu aos de 20 de outubro, no Rio de Janeiro, a atriz YONÁ MAGALHÃES (Yoná Magalhães Gonçalves Mendes da Costa), aos 80 anos.


Yoná Magalhães Gonçalves Mendes da Costa


Marcou o cinema brasileiro ao interpretar a forte, corajosa e realista Rosa — esposa do vaqueiro Manuel (Geraldo Del Rey) — em Deus e o diabo na terra do sol (1964), de Glauber Rocha — um dos grandes clássicos do cinema brasileiro.


Rosa (Yoná Magalhães), beato Sebastião (Lídio Silva) e Manuel (Geraldo Del Rey)


Impossível não lembrar...

Momentos finais de Deus e o diabo na terra do sol: Manuel e Rosa correm rumo ao mar ao som da canção O sertão vai virar mar, o mar vai virar sertão, de Sérgio Ricardo/Glauber Rocha, pela voz de Sérgio. Não é um pique qualquer. É uma carreira acelerada, de duração considerável, em terreno acidentado. Manuel dispara à frente. Rosa se esforça para acompanhá-lo. A atriz faz grande dispêndio de esforço físico. Cambaleia, tropeça... Chega o momento em que não suporta mais. Esgotada, lança-se ao chão. Manuel, sozinho, encontra o mar.


Cartaz de Deus e o diabo na terra do sol e momento das filmagens; Glauber Rocha, de camisa aberta, orientando o câmera


Festival de Cannes, 1964: premiere de Deus e o diabo na terra do sol. Diante da queda de Rosa, a crítica delira: "Genial", "Sublime", "A cética e realista Rosa não teve pureza para chegar ao mar", "Brilhante Glauber" etc., etc.



Chega a hora da entrevista. Glauber acaba com a alegria de todos. Explica: não é nada disso. A Yoná apenas não conseguiu acompanhar a disparada de Geraldo. Cansada, foi ao chão. Como não havia mais negativo para refilmar a cena, a solução foi encerrar o filme do jeito que ficou.



Rosa (Yoná Magalhães) e Manuel (Geraldo Del Rey)



Manuel (Geraldo Del Rey) e Rosa (Yoná Magalhães)



(José Eugenio Guimarães, 2015)

2 comentários:

  1. Que interesante....Me gusta saber más de tu patria...¡Un gran abrazo y dulce beso José...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por la amabilidad y la evaluación, María Del Socorro.. DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL es una de las películas de cine más importantes de Brasil. Por aquí, el cine se hace con gran dificultad, tanto en producción como en la distribución. Brasil es un lugar interesante , pero también es muy difícil. A veces es muy complicado de entender el país. Para saber lo que es, es fundamental un conocimiento profundo de su historia. Pero muchos brasileños no hacen un punto de conocerla.


      Besos y abrazos.

      Excluir