BREVES E JUSTAS PALAVRAS SOBRE O CRISTO DE PIER PAOLO PASOLINI



O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Il vangelo secondo Matteo

1964





Direção:

Pier Paolo Pasolini




Conforme reconheceu o próprio Vaticano, o melhor filme sobre Jesus Cristo é este  indubitavelmente: O evangelho segundo São Mateus (Il vangelo secondo Matteo, 1964), dirigido pelo ateu, comunista e homossexual Pier Paolo Pasolini.



O líder sindical espanhol Enrique Irazoqui no papel de Jesus Cristo


Realização belíssima, em estado de afresco em movimento, posta em exposição tão logo concluída — de pronto — pela alma inspirada do artista. É como se Pasolini julgasse dispensável qualquer pincelada extra, pois só empobreceria a força, sinceridade e autenticidade da criação.



Domingo de Ramos em Jerusalém, segundo a tradição cristã


Humanidade e poesia estão conjugadas em cada plano. Aliás, é composição poética que "verseja" e pontua com os primeiros planos — alguns dos mais expressivos do cinema.



Margherita Caruso - acima - no papel da jovem Maria e Susanna Pasolini como Maria idosa


Mel Gibson deveria ter visto O evangelho segundo São Mateus antes de aventurar pelo seu pretensioso e aterrador festival de sangue e tripas, A paixão de Cristo (The passion of the Christ, 2004) — explícita carnificina capaz de provocar enjoo em Fred Krugger das longas noites de pesadelo e no Jason das intermináveis sexta-feira 13. Aliás, o filme de Gibson está mais para realização de terror ao estilo do sensacionalismo "al gore", mesmo.


Enrique Irazoqui e Pier Paolo Pasolini nos bastidores de O evangelho segundo São Mateus 






(José Eugenio Guimarães, 2015)

3 comentários:

  1. Enhorabuena Eugenio, muy buena reseña, no la había visto antes.
    Mucha razón en tu análisis, el tratamiento que hizo sobre el evangelio mucho más comprometido y descarnado pero con sensibilidad, lo comparto. Un saludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chega a ser propriamente uma resenha, Xus Climent. É mais a ênfase em alguns aspectos que reconhecem a importância ímpar desta realização de Pasolini em seu esforço de trazer um retrato os mais humano possível de Jesus. Em todo caso, muito obrigado por sua apreciação. Na verdade, a resenha que tenho deste filme ainda não foi publicada no blog.

      Abraços.

      Excluir
  2. Pues muy bueno,como siempre. Como un día hagas un comentario disonante, pensaré que alguien te ha plagiado el nombre. La peli no la he visto. Pasolini destacó por su relación amor/odio con el Vaticano. Buenos días amigo.

    ResponderExcluir