Desde Mimi, o metalúrgico (Mimi
metallurgico ferito nell'onore, 1972) a carreira da diretora Lina
Wertmüller despertava a atenção. Com exceção de Tutto a posto e niente in ordine
(1974) — não exibido comercialmente nos cinemas brasileiros —, ofereceu em
sequência um conjunto de títulos no mínimo criativos e instigantes: Amor
e anarquia (Film d'amore e d'anarchia, ovvero 'stamattina alle 10 in via dei Fiori
nella nota casa di tolleranza..., 1973), Por um destino insólito (Travolti
da un insolito destino nell'azzurro mare d'agosto, 1974), Pasqualino
Sete Belezas (Pasqualino Settebellezze, 1975) e Dois
na cama numa noite de chuva (La fine del mondo nel nostro solito letto in
una notte piena di pioggia, 1978). Porém, os filmes seguintes confirmam
a perda continuada de talento. Amor e cíume (Fatto di sangue fra due uomini
per cause di una vedova: si sospettano movementi polici, 1978) é dos
piores. Perdeu a mão inclusive na direção de atores. Sophia Loren, Giancarlo
Giannini e Marcello Mastroianni estão ao Deus
dará numa história de ódios acumulados e vinganças à espreita, ambientada
na Sicília durante o período de ascensão do fascismo. Elementos da tragédia
grega se misturam ao fatalismo latino e ao modo Sergio Leone de fazer cinema
numa realização pontuada de exageros. A apreciação a seguir é de 1985.
Amor e ciúme
Fatto di sangue fra due uomini per cause di una vedova: si
sospettano movementi polici
Direção:
Lina Wertmüller
Produção:
Arrigo
"Harry" Colombo
Harry
Colombo Production, Incorporated Television Company (ITC), Liberty Film
Itália — 1978
Elenco:
Sophia Loren, Giancarlo Giannini,
Marcello Mastroianni, Tuti Ferro, Mario Scarpetta, Antonella Murgia, Lucio
Amelio, Maria Carrara, Isa Danieli, Guido Cerniglia, Vittorio Baratti, Oreste
Radi e os não creditados Tomas Arana, Tito Palma.
A diretora Lina Wertmüller |
Amor e ciúme — curta
denominação para um título original quilométrico — é passo mal dado
na carreira de Lina Wertmüller. A cineasta vinha, desde Mimi, o metalúrgico (Mimi
metallurgico ferito nell'onore, 1972), despertando a atenção do cinéfilo,
brindado em 1975 com Pasqualino Sete Belezas (Pasqualino
Settebellezze) — seguramente, o ponto alto de sua filmografia. Dois
na cama numa noite de chuva (La fine del mondo nel nostro solito letto in
una notte piena de pioggia, 1977 — mais um dos seus
muitos títulos verborrágicos), continuaria justificando o interesse.
Infelizmente, não soube administrar a irresistível compulsão ao exagero com Amor
e ciúme. Perdeu a mão até na direção de atores, quesito no qual sempre
mereceu admiração.
Sophia Loren - desglamourizada - como a ensandecida Concetta "Titina" Paterno |
Amor e ciúme concentra a ação
na Sicília no começo dos anos 20. O fascismo estava em ascensão. No centro da
trama está a viúva Concetta "Titina" Paterno (Loren) às voltas com
quatro homens: o fantasma do marido assassinado, Angelo Paterno (Giannini); o
odiado assassino fascista Vito Acicatena (Ferro); o advogado socialista Rosario
Maria Spallone (Mastroianni); e o gângster Nicolucho Sanmichelle Paterno
(Giannini), irmão de Angelo.
Rosario Maria Spallone (Marcello Mastroianni) e... |
...Nicolucho Sanmichelle Paterno (Giancarlo Giannini) são os homens interessados em Concetta. Giannini também interpreta o marido assassinado da personagem vivida por Sophia Loren: Angelo Paterno |
Amor e ciúme é a décima
parceria Sophia Loren-Marcello Mastroianni, vista pela primeira vez em Bela
e canalha (Peccato che sia una canaglia, 1954), de Alessandro Blasetti. A
dupla — uma das mais carismáticas do cinema — está irreconhecível vinte e
quatro anos depois.
Loren, totalmente
desglamourizada, carregada de maquiagem e mais morena que o habitual, exibe enormes
olheiras. A personagem é forte. Camponesa sofrida, testemunhou de perto o
assassinato do marido, quando também perdeu o filho prestes a nascer. o matador
Acicatena agiu a mando de um potentado rural. Julgado, foi absolvido. Inconformada,
Concetta vaga qual fantasma enlouquecido: denuncia a injustiça e assusta a todos
com as imprecações lançadas ao léu. Ganha a vida comercializando carvão e praticando
abordos clandestinos.
Rosario Spallone
é socialista sem convicção. Aliou-se à esquerda apenas para provocar o pai
aristocrata. Retorna à terra natal após dez anos. Apaixona-se à primeira vista pela
viúva Paterno. Para conhecê-la, oferece-lhe aconselhamento jurídico. Entoa loas
à justiça do socialismo para, ao fim, declarar o amor. Não é correspondido.
Concetta não nutre simpatias pelo pretendente. Não imagina o que seja
socialismo e perdeu a confiança em qualquer justiça. Só deseja a vingança. Não
quer saber de amor, ainda mais de Spallone. Considera-o um falastrão
desprezível devido à origem social e pela atitude "covarde" de cair
no mundo após engravidar a pobre coitada interpretada por Antonella Murgia. Mastroianni,
apagadíssimo, atua sonolento o tempo todo. Ostenta longa barba ao estilo
Aleksander Soljenitsyn, tão absurda quanto cômica.
Rosario Maria Spallone (Marcello Mastroianni) é um socialista sem convicção |
O gângster Nicolucho Sanmichelle Paterno (Giancarlo Giannini) fez carreira nos Estados Unidos da América |
Spallone cai nas
boas graças de Concetta após salvá-la, desastradamente, de ser estuprada por
Cicatena. Mas é violentamente surrado pelo agressor. Ferido, é amparado pela
viúva. Aproveita a oportunidade para forçar aproximação maior. Consegue roubar
um beijo e, aparentemente, despertar o desejo reprimido de Concetta. Porém, ela
age pragmaticamente e lança tudo na vala do esquecimento.
Concetta "Titina" Paterno (Sophia Loren) e Rosario Maria Spallone (Marcello Mastroianni) |
O intérprete
preferido de Lina Wertmüller, Giancarlo Giannini, incorpora a Nicolucho
trejeitos do personagem que viveu em Pasqualino Sete Belezas. Explorado
durante a infância nas minas de salitre, migrou para os Estados Unidos onde se
impôs pela força das armas. É autor confesso de 25 mortes — preço pago para fazer
jus a uma fatia do sonho americano. De volta à Sicília, quer vingar a morte do
irmão. Apaixona-se pela cunhada. Pretende levá-la para a América. Desperta a
atenção de todos com seus modos americanizados e pela distribuição de dinheiro a
torto e a direito. Presenteia a cidade com nova imagem da Madonna. Jogador
experiente e ousado, impressiona a nata do clube local, inclusive Spallone — a
quem humilha.
Nicolucho e Spallone
disputam o amor de Concetta. Astuta e caprichosa, ela joga com os dois.
Engravida, mas não revela o nome do pai.
Concetta "Titina" Paterno (Sophia Loren) e Rosario Maria Spallone (Marcello Mastroianni) |
Os acontecimentos
se atropelam. Emboscado por fascistas liderados por Acicatena, Spallone é
espancado e obrigado a ingerir óleo de rícino. Sofre a humilhação de uma diarreia
monumental e pública. Procura vingança. Termina por atrapalhar o "acerto
de contas" de Nicolucho. Este — temeroso com a reação descontrolada dos
"camisas negras" — apressa o retorno aos EUA, fazendo-se acompanhar
por Concetta e Spallone — acredita que o rival é o pai do filho da cunhada. Mas
são surpreendidos pelos fascistas. Os dois homens tombam mortos. Porém, o
revólver do gângster sobra para Concetta. A chance não é desperdiçada. Acicatena
é abatido. A última cena mostra a viúva entre os rostos daqueles que a amaram.
Concetta "Titina" Paterno (Sophia Loren) com o marido Angelo Paterno (Giancarlo Giannini) |
Amor e cíume mistura
influências da tragédia grega com o fatalismo latino. A tudo isso junta, no
plano estético, o modo Sérgio Leone de fazer cinema. Do diretor de Era
uma vez no Oeste (C'era una volta il west, 1968)
Wertmüller empresta a ação carregada de tonalidades barrocas e primeiros planos
que aproximam por demais os semblantes dos personagens. Mas tudo é muito pouco
para sustentar a história, propositalmente carregada de exageros pouco
substantivos e tão displicentemente narrada.
Apresentação e produção executiva: Lord Lew Grade. Roteiro: Lina Wertmüller. Direção
de arte: Enrico Job. Decoração:
Gianni Giovagnoni. Figurinos: Benito
Persico. Supervisão de produção:
Gino Millozza, Guglielmo Del Vecchio, Enzo Nigro. Direção de fotografia (Technospes): Tonino Delli Colli. Montagem: Franco Fraticelli. Música:
Pino Dangio De Luca, Nando De Luca. Maquiagem:
Cesare Paciotti, Michele Trimarchi. Penteados:
Nicla Pertosa Palombi. Primeiro
assistente de direção: Gianni Arduini. Segundos
assistentes de direção: Salvatore Palma, Mario Scarpetta. Assistente de direção de arte: Gianni
Giovagnoni. Engenharia de som: Mario
Bramonti. Ruídos de sala: Italo
Cameracanna. Edição de efeitos sonoros:
Italo Cameracanna. Operador de boom:
Giuseppe Muratori. Segundo assistente de
câmera: Sandro Battaglia. Primeiros
assistentes de câmera: Giuseppe Buonaurio, Romolo Eucalitto. Assistente de câmera: Augusto
Michisanti. Eletricista-chefe:
Giuliano Michisanti. Operador de câmera:
Carlo Tafani. Assistente de figurinos:
Rosanna Andreoni. Assistentes de
montagem: Pierluigi Leonardi, Luigi Zitta. Direção musical: Nando De Luca. Contabilidade: Alberto De Stefani. Armeiro: Arnaldo Dell'Acqua. Continuidade:
Franca Santi Invernizzi. Estúdios de
filmagem: De Paolis I.N.C.I.R. Companhia
de figurinos: GPH Rome. Perucas:
Rocchetti-Carboni. Tempo de exibição:
112 minutos.
(José Eugenio Guimarães, 1985)
Eugenio,
ResponderExcluirInfelizmente não caminho ao par dos trabalhos da italiana Lina Wertmuller por não estar momentaneamente alinhado com o cinema de sua praça.
De lá, conheço apenas um dos trabalhos da Liliana Cavani, que foi o bastante regular O Porteiro da Noite/74, com o Dirk Bogart e a ainda bela à época, Charlotte Rampling.
Quanto ao mais fico a dever.
jurandir_lima@bol.com.br
Conforme deve ter lido, Jurandir Lima, também não considero o filme em apreciação como algo que valha a pena. Por outro lado, a carreira da cineasta começou a rolar ladeira abaixo a partir desta realização. No entanto, ela tem em filmografia muitos trabalhos que merecer ser vistos e considerados, como também ressalta o texto, principalmente os anteriores a "Amor e ciúme".
ExcluirUm abraço.
Es muy triste ver la accidentada caída de alguien sea actriz o Director...Algo difícil de creer con talentos tan grandes como una Sophia Loren y en estos casos la más afectada es la misma historia ,pues al guión no se le da la importancia que merece...Estupenda entrada cielo,gracias por compartir....Besitos miles...Si,infinitos...!!!
ResponderExcluirMuchas gracias por comentar, querida Maria Del Socorro. Es increíble como está película es ruim. Se parece con una ópera desgovernada. Hasta la dirección de actores es falha. Mais triste es saber que la directora nunca mai se levantó.
ExcluirAbrazos, besos y saludos.