domingo, 14 de dezembro de 2014

SEGUNDO ANIVERSÁRIO DO BLOG

John Ford, meu cineasta preferido





Não pensei que chegaria a tanto. Mas eis que o blog Eugenio em Filmes (http://cineugenio.blogspot.com) comemora o segundo aniversário. Já soma 105 filmes comentados, além de algumas matérias especiais do titular e de uns poucos colaboradores.


Pretendo, para o terceiro ano do espaço, preservar o ritmo de publicações que serve de norma desde o primeiro instante: uma apreciação por semana, escolhida aleatoriamente dentre os aproximadamente quatro mil textos que escrevi e continuo a escrever sobre os mais variados filmes que ilustram os diversos momentos de uma vida dedicada à cinefilia, iniciada quando minha mãe resolveu gozar da minha companhia numa ida ao cinema — uma sessão em 1958 de Marcelino Pão e Vinho (Marcelino Pan y Vino, 1955), de Ladislao Vajda. Estava, então, com dois anos de idade.


Graças à contribuição dos pais tenho a conta exata de todos os filmes que vi. São 6405 até o momento. Devo principalmente ao meu pai — especial incentivador de minha paixão pelo cinema — os impulsos para escrever a respeito. Atualmente, sequer sei o que ele pensaria sobre os rumos que a coisa tomou. Lá se vão 56 anos enamorado pelo cinema. Uma relação séria!


O que aguarda o blog em seu terceiro ano? Não faço a menor ideia. Apenas gostaria que os dados lançados aleatoriamente pelas forças da imponderabilidade contribuíssem na eleição de apreciações de títulos de John Ford — meu cineasta preferido — para publicação. Vamos ver!


Alguns cineastas de minha afeição, a partir do alto e da esquerda para a direita: 
Alberto Cavalcanti, Carl Theodor Dreyer, David Lean, Rainer Werner Fassbinder, Frank Borzage, 
Leon Hirszman, F. W. Murnau, Yasujirô Ozu, Pier Paolo Pasolini, René Clair, Raoul Walsh, Fritz Lang, 
Vittorio De Sica e Mario Peixoto. 
Outros nomes são encontrados na matéria APRESENTAÇÃO (http://cineugenio.blogspot.com/2012/12/quem-sou-eu_13.html)


Por fim, comunico aos interessados que Eugenio em Filmes está aberto para colaborações.


Abraços com agradecimentos aos leitores e incentivadores, em especial a Yamê de Oliveira Peixoto e Olímpia Oliveira.



José Eugenio Guimarães

Niterói/RJ, 13 de dezembro de 2014

10 comentários:

  1. Nobre José Eugenio

    Parabéns por mais um ano de blog, espaço este um dos mais maravilhosos, construtivos, e colaboradores em prol da Sétima Arte que tanto amamos. Felicito desde já por este grande trabalho que vc compartilha com todos os amigos do cinema.

    Lembrando que Quarta feira dia 17 vamos bater um papo sobre estre projeto tão primoroso na Escola de Rádio pela web, seguido de um almoço lá no Amarelinho na Cinelândia, o que me diz? Rs

    Grande abraço e sucesso sempre!

    Paulo Telles
    Blog Filmes Antigos Club
    http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo Telles;

      Participar do seu programa de rádio, tão descontraído, foi uma delícia. Obrigado pelas boas referências dirigidas a este meu espaço. Mas perto do seu, o "Eugenio em Filmes" é apenas uma casinha pequenina. Rs. Um dia aprenderei a fazer e a gerir um blog como o seu. Mas preciso de tempo e de crescer primeiro.

      Forte abraço. Até os próximos encontros, em chops/cachaça e em programas.

      Excluir
  2. Sensacional, José Eugenio!! Parabéns =)  

    Os blogs e sites de comentários sobre filmes vem assumindo papel cada vez mais importante no cultivo do cinema, em tempos que a suposta "crítica especializada" não sabe muito o que quer, qual seu objetivo ou está cada vez mais elitizada em linguagem e masturbatória.

    Desejo muitos mais anos de blog!.

    Quanto a filmes de John Ford, acho que seria interessante você comentar os menos "batidos", mas tão importantes quanto, por exemplo, 'O Delator' ou 'Queridinha do Vovô'. Mas, acho que a ti é redundante falar isso, percebo que tu posta no blog sobre diversos filmes não batidos, na tentativa de trazer a atenção do público para eles, e são diversas escolhas ótimas, que instruem em muito, na boa acepção da palavra.

    Grande abraço!
    Prentici R. da Silva - Curitiba-PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prentici,

      Muito obrigado por sua participação e pelas referências elogiosas. Desculpe-me pela demora na resposta; nem sempre encontro tempo generoso para isso. Mas a crítica especializada, ao menos nos jornais e revistas de informação geral, sofre certeiros golpes mortais a cada reforma editorial que se apresenta. Esse setor da crítica está praticamente morto, não somente no Brasil mas em quase todo o mundo. Sobrevive, mesmo, graças ao esforço dos autores, que abrem seus próprios espaços especializados. Mas são muitos. Na selva fechada da WEB é difícil separar o joio do trigo.

      Quanto aos filmes que comento no blog... Todos eles já estão com suas apreciações prontas. Foram escritas em diversas etapas de minha vida cinéfila, alguns a partir de 1974, quando comecei a alimentar os meus aquivos com análises de meu próprio punho. Para o blog não ter somente aquilo que é do meu inteiro agrado, tomei a decisão de sortear aleatoriamente o comentário que semanalmente será postado. Acho que assim é mais democrático, ao menos com o cinema e com os filmes que vi. Mas sempre fico na ânsia de ter em tela os comentários mais apaixonados que escrevo e escrevi sobre os filmes de John Ford.

      Um grande abraço.

      Excluir
  3. Parabéns.
    É muito gratificante quando a perseverança vence a preguiça - risos.
    Afinal, o que é blogue? Um hobby? Sim! Entretanto, é também mais do que isto. É um compromisso com nossos seguidores, e um compromisso muitas vezes não remunerado, o que nos faz nestes casos mais vitoriosos ainda por cada ano completado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio Chamun;

      Você tem razão! Nem sempre estamos com o ânimo no máximo, mas, mesmo assim, o trabalho vem sendo realizado em sua periodicidade. Procuro identificar esse meu pequeno espaço, acima de tudo, com um compromisso que tenho em prol de meu próprio prazer. Assim é mais fácil ver-me compromissado a, também, servir de fonte ao prazer dos outros que me acompanham. Vamos para o terceiro ano. Espero ser vitorioso em mais esta etapa.

      Obrigado e me desculpe pela demora na resposta. Infelizmente, outros afazeres me mobilizam no dia-a-dia e me impedem de tratar esse espaço de forma mais assídua e carinhosa.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. Eugenio,

    Senti enorme surpresa quando li algo deste blog pela vez primeira.
    Foi um momento de algo que realmente me deixou impressionado, pois sua escrita é quase que perfeita, limpa e de agradável paladar.

    Deste então tenho tentado estar contigo, dando uma palavrinha aqui, outra ali e lá vamos nós. Isso porque alguns filmes que pões no espaço eu não conheço, o que me impede de dizer algo.

    Entretanto, sinto-me muito confortável com as postagens nas quais citei algumas palavras.
    E, como estás aberto a solicitações e idéias, como sugeres, apareciaria muito abrir suas páginas e observar por ali "o nosso cinema nacional mais em pauta", assim como a linha "faroeste", dois gêneros onde o observo um tanto distante.

    Mas, amei ter de falar de Absolutamente Certo, uma das postagens criadas por ti que maior prazer me proporcionou.

    Segue em frente. Podes ter poucos seguidores, mas os que estão contigo são fiéis e assim seguirão.

    Enorme abraço, parabens fortissimos e vamos a este 3o. ano de belas postagens e bons comentários.

    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jurandir;

      Obrigado pelas palavras estimulantes... Mas quanto à distância que alega, do blog com relação ao western e ao cinema nacional, isso não procede. Primeiro, sou fã incondicional de westerns e o cinema nacional, em suas mais diversas fases e autores, sempre me teve e terá como defensor. Se aparecem poucos exemplares de comentários de filmes desses "espécimes", aqui, no blog, tal se deve ao método que escolhi para publicá-los, de modo que meu gosto pessoal não os contaminasse. Tudo depende de escolhas as mais aleatórias. Em outras palavras, os dados é que decidem. Nem mesmo eu sei qual comentário será o escolhido para uma determinada semana, exagerando um pouco. acredito que dessa forma o espaço será o mais democrático possível, ao menos com as apreciações que são publicadas.

      Novamente, grato pelo apoio e presença continuada.

      Um abraço.

      Excluir
  5. Eugenio,

    Lamento, mas não sabia que as escolhas para as postagens se davam deste modo.

    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jurandir!

      Tomei esta decisão, da aleatoriedade, no texto de fundação do blog, de 13 de dezembro de 2012. Confira em APRESENTAÇÃO: http://cineugenio.blogspot.com/2012/12/quem-sou-eu_13.html.

      Abraços.

      Excluir