quarta-feira, 30 de novembro de 2016

SEGUNDO PRÊMIO LIEBSTER AWARD

O blog Eugenio em Filmes recebeu, pela segunda vez, por indicação de Isidro Cristobal Del Olmo, o LIEBSTER AWARD. A todos que apoiam a iniciativa e encontram disponibilidade — e paciência — para a apreciação das minhas mal traçadas linhas, muitíssimo obrigado. Meus agradecimentos especiais ao Isidro.






Como é de praxe, devo indicar alguns blogs, que alcancem menos de 200 seguidores, para o recebimento da honraria. São estes os meus dez nominados:


1. Cícero Barros — Analise Agora

2. Liri Bauer — Estação Materna

3. Emerson Lima — Cronologia do Acaso

4. Miguel Pina — Cine y Criticas Marcianas

5. Emílio Valadé Del Rio — Paseante Silencioso

6. Jacobo Nasser — Temas Sobre Salud

7. Javi Gazapo — Mi Pirineo.

8. Estrella Amaranto — Blog Literario - Amaranto

9. Carmen Cardenosa — Jugando y Aprendiendo Juntos

10. Maria Del Socorro Duarte — Presentimientos


Por fim, respondo a doze questões propostas por Marisa Doménech ao Isidro e solicito aos meus indicados que façam o mesmo. Ou que formulem novos questionamentos aos seus nominados.


1.- Confiesa un deseo inalcanzable y que puedas manifestar abiertamente.

Ter o conhecimento de todos os filmes realizados pelos diretores que mais aprecio. E dispor do devido tempo para analisá-los devidamente.


2.- Y uno cumplido que fuera sumamente importante.

Ser fiel às minhas crenças e princípios políticos, principalmente quando se trata do respeito à democracia (ferida de morte em meu país), que deve ser uma busca contínua pela igualdade, liberdade e justiça social, para todos. A luta contra a marginalidade, a indiferença e o desprezo é das mais urgentes, não apenas no Brasil, mas em muitos lugares do mundo.


3.- ¿Cual crees que es la cualidad más significativa dentro de tu estilo narrativo o capacidades, de la que te sientas especialmente orgulloso/a?

Esgotar, ao máximo, o tema que motiva a minha apreciação.


4.- ¿Qué mal hábito aplicado a la escritura o a la materia que publicas en tu blog te gustaría desterrar por completo?

As distrações ortográficas e gramaticais. Reviso o texto muitas vezes antes de publicá-lo. Mesmo assim, sempre passa algum erro. Alguns me deixam vivamente aborrecido.



5.- ¿Te gustaría publicar un libro o e-book? Por qué y con qué objetivo.

Sim, ainda penso em fazer isso. Com o objetivo de transmitir o gosto pelo cinema às novas gerações, principalmente com respeito aos grandes mestres, responsáveis, em última instância, por tudo o que há de valor e estabilidade na sétima arte. Estes nomes essenciais estão, em sua maioria, esquecidos.


6.- ¿Cuando empezó tu afición por la escritura o por la temática que desarrollas en tu blog?

Comecei a escrever com mais disciplina e rigor em 1974, em pequenos cadernos escolares. No começo, tinha por objetivo me prevenir contra as armadilhas da memória. Estava com 18 anos. Com o tempo, a coisa foi ganhando maior vulto. Continuo a escrever sobre os filmes que vejo, até hoje. Com estes escritos, elaborados em diversas épocas, alimento o blog.


7.- ¿Sobre qué temas te gusta escribir en especial? Enumera tres y explica por qué.

1. Cinema, que sempre foi o meu alimento espiritual.
          
2. Política, posto que nossa vida real depende inteiramente das decisões tomadas nessa esfera, à qual não podemos ficar indiferentes.

3. História das idéias, um tema dos mais fascinantes, que revela as formas pelas quais nos tornamos humanos ao longo dos tempos, bem como a influência das muitas formas de pensar no direcionamento de nossas ações, crenças e escolhas.


8.- Una asignatura pendiente. 

Nossa! Há muitas. É um mundo repleto de diversidades. Por exemplo, sempre adquiri mais livros que a minha capacidade de lê-los. Jamais darei conta disso. É uma das minhas principais pendências e frustrações. O cinema também é outra fonte inesgotável de pendências. O duro é saber como lidar com isso. O problema pode ser grave e provocar enfermidades.


9.- ¿Qué opinas de la procastinación en el trabajo on line?

É uma maldição. Mas, às vezes, torna-se saudável. Nem sempre estamos com disponibilidade, principalmente mental, para dar conta de todas as obrigações que nos afligem. Parar de vez em quando, para por as idéias no lugar, e nos dar o direito a um merecido descanso, é fundamental. Tento não procrastinar. Mas quando isto acontece, procuro não me aborrecer tanto com o problema.



10.- ¿A qué personajes mediáticos admiras más y por qué? Enumera a cinco de ellos.

Atualmente, acredito, não tenho personagens midiáticos a admirar. Procuro não me preocupar com isso. São tempos de falsos valores, fabricados por tendências consumistas, de baixa credibilidade e pouca durabilidade.


11.- ¿Cómo consigues éxitos en tu proyecto on line o en tu blog? Dinos el método que sigues.

Para ser franco, procuro não me escravizar a métodos, ao menos em meu blog. Já nos obrigamos (e somos obrigados a) ser tão metódicos em nossa vida de todos os dias.


12.- ¿Qué te parecen estos premios? ¿Crees que son necesarios o por el contrario no sueles otorgarles demasiada importancia?


Sempre vejo os prêmios como um reconhecimento e uma forma de incentivo. Já ganhei alguns. Mas não são eles que me motivam na elaboração do blog. Para ser franco, nem sabia da existência de prêmios para blogs quando comecei o meu. O importante, acima de tudo, é ter comprometimento com o trabalho a fazer; guardar fidelidade aos princípios e ordenamentos que nos norteiam. Se houver algum prêmio ao final, ótimo, receberei com todo o prazer. Mas se não tiver, irei em frente assim mesmo. 




José Eugenio Guimarães
Niterói/RJ, 30 de novembro de 2016

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Gracias, sempre, Maria del Carmen Píriz. É um prazer vê-la por aqui. Abraços e saludos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado, Maria del Carmen Píriz. Um forte abraço e saludos.

      Excluir
  3. Parabéns meu caro amigo Eugenio! Você merece este importante prêmio. É uma brilhante conquista como profundo reconhecimento do seu belíssimo e acurado trabalho sobre a fantástica sétima arte. Eu tenho apendido muito com suas importantes postagens sobre os belos filmes. Geralmente sempre fico na expectativa de sua mais uma nova postagem para ler e também ver ou rever o filme zelosamente analisado e comentado cena a cena, personagem a personagem e todo o elenco que compõe cada roteiro de um belo filme. Sucesso em seu magnifico trabalho sobre a sétima arte. A arte cinematográfica agradece sua dedicação. Um fraternal abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Cicero Barros. Você tem se revelado, cada vez mais, um grande amigo e apoiador. Espero que tenha apreciado a indicação ao prêmio que fiz para o seu blog.

      Forte abraço e que possamos nos orgulhar, um dia, deste nosso país, afundado cada vez mais numa crise de responsabilidade decorrente do desrespeito à democracia e à constituição.

      Excluir
  4. Muchas felicidades amigo tu trabajo es maravilloso apoyando a todos los compañeros gracias amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas gracias, más una vez, por su apoyo fraternal, Isidro. Continuamos enfrente. Abrazos y saludos.

      Excluir
  5. Eugenio,

    Não sei se disse o mesmo no FilmesAntigos do nosso amigo Paulo Telles. Mas, sou suspeito para falar de seu trabalho, porque sou seu fã numero um, embora não saiba disso e talvez até não acredite. E vou dizer a ti porque falo isto.

    Que me perdoem os demais blogueiros ou pessoas que escrevem o que seja; no entanto, não conheço melhor escrita que a sua. E digo isso sem receio qualquer e não me canso também de espalhar esta minha simpatia pelo que escreve com amigos de minha confiança.

    Não sei se sabes, mas eu sou escritor, melhor, gosto de contar historias.
    Já escrevi mais de 25 livros embora todos eles fossem para o lixo e alguns ainda me restam por aqui.

    E lendo sua escrita, confesso que tenho me enquadrado muito mais.

    Meus parabéns pelo premio merecidíssimo.

    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo incentivo Jurandir. Não sei se escrevo bem. O autor não é o melhor avalista do que escreve. Mas fico feliz com sua apreciação e afirmação. Pelo menos tento imprimir um pouco de paixão à cinefilia que me move há 58 anos quando me ponho a escrever sobre o assunto. Sim, sei que é escritor, como já se manifestou a respeito em algum comentário aqui publicado. Quanto a mandar livros que escreveu "para o lixo", espero que isso seja apenas uma força de expressão.

      Abração.

      Excluir
  6. Muchas felicidades querido Eugenio y gracias por pensar en mi blog Presentimientos...!!! Abrazos,besos,aplausos...Todo infinito :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamás podría dejar de pensar en usted y en su blog PRESENTIMIENTOS, mi querida Marial Del Socorro. Usted merece todo de bueno y del mejor. Besos grandes y saludos.

      Excluir