domingo, 17 de julho de 2016

JOHN FORD E AS CRIANÇAS

O diretor John Ford com o elenco infantil de Como era verde o meu vale (How green was my valley, 1941).






A princípio, seria William Wyler o diretor de Como era verde o meu vale. Como também estava escalado para dirigir Pérfida (The little foxes, 1941), John Ford o substituiu.



2 comentários:

  1. Eugenio,

    Como Era Verde Meu Vale não foi um filme que me falou alto como a propaganda o colocou para o publico. Até muitos comentaristas o elogiam demais até hoje.

    Não o vi assim. Não é uma fita ruim, mas deve muito a quase tudo o demais que o Ford fez, à excessão do filme com o Cagney, Sangue Por Gloria/52 e Dominio de Barbaros/48, com o Fonda.

    As Vinhas da Ira segue sendo o filme que fez e que é o meu preferido.

    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jurandir, COMO ERA VERDE O MEU VALE sempre será, para mim, um filme referencial. Nem sei porque estou tratando deste assunto aqui, pois a postagem não faz referências ao filme, propriamente. Divulga apenas uma foto que considero significativa e faz uma informação rápida sobre a produção. Ainda não é chegada a hora de tratar, mesmo, com propriedade, de COMO ERA VERDE O MEU VALE neste blog. Mas já que você deu a deixa, vamos lá.

      COMO ERA VERDE O MEU VALE foi, durante muito tempo, ao menos quando o meu pai ainda era vivo, o filme mais comentado em minha casa. Para começo de conversa, era o filme predileto dele. Graças a meu pai e ao filme, ouvi pela primeira vez o nome de John Ford, que sempre foi e será o meu cineasta preferido. Papai fazia a barba ou tomava banho repetindo diálogos inteiros de COMO ERA VERDE O MEU VALE. São imagens que ainda consigo ver, mesmo que ele tenha morrido em 1972, há 44 anos, portanto. Sem esquecer as falas finais do filme, quando Huw busca o pai no fundo da mina, que sempre me remetem ao senhor Altamyr Guimarães. É um filme irretocável em termos de concepção plástica, com excelentes atuações, e que engana bem, pois foi filmado totalmente em estúdios que reproduzem com certa fidelidade o País de Gales segundo as imagens que nos chegaram da região naquela época. AS VINHAS DA IRA é outro filme, totalmente diferente, em outra frente de denúncia. Não costumo fazer comparações entre filmes, ainda mais quando são absolutamente diferentes.

      Abraços.

      Excluir