Esta apreciação de 1979 aborda o misto de ficção e
documentário dedicado por Geraldo Sarno a uma das personalidades mais
emblemáticas e desconhecidas da recente história do Brasil. Coronel
Delmiro Gouveia (1978) é o segundo longa-metragem do premiado realizador,
tarimbado na exposição cinematográfica de diversos motivos que fazem a
peculiaridade cultural do Nordeste brasileiro. Delmiro Gouveia ressurge, na
interpretação de Rubens de Falco, como um homem à frente de seu tempo e dos
mesquinhos interesses do setor social ao qual pertencia. Visionário e pioneiro
da industrialização do país, contrariou interesses locais e estrangeiros,
principalmente de capitalistas ingleses. Terminou assassinado em circunstâncias
nunca esclarecidas. A envolvente reconstituição de Geraldo Sarno busca
inspiração na literatura de cordel e no melhor cinema de aventuras,
principalmente do western. Coronel Delmiro Gouveia não tem a inútil
e tola pretensão de descobrir A VERDADE sobre o personagem. Como em Rashomon
(Rashômon,
1950), de Akira Kurosawa, e Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941), de Orson Welles, parte de pontos de vista contraditórios para lançar luzes
questionadoras sobre uma história feita no cruzamento do mito com a realidade.
Coronel Delmiro
Gouveia
Direção:
Geraldo Sarno
Produção:
Thomas Farkas, Carlos Del Pino,
Geraldo Sarno
Saruê Filmes Ltda, Embrafilme,
Thomas Farkas Filmes Culturais
Brasil — 1978
Elenco:
Rubens de Falco, Jofre Soares,
Nildo Parente, Isabel Ribeiro, Sura Berditchevsky, José Dumont, Conceição
Senna, Magalhães Graça, Denis Bourke, Harildo Déda, Álvaro Freire, Maria Alves,
Maria Adélia, Henrique Almeida, João Gama, Carlos Wilson, Sue Ribeiro, Hélio
Guerra, Jota, Tonica, Dona Filinha, S. João Edmeias.
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O realizador Geraldo Sarno |
Os brasileiros em
geral pouco sabem de personalidades como Lampião, Padre Cícero, Zumbi e Antônio
Conselheiro. Mas em conversas esparsas as imagens desses homens ressurgem carregadas
de mitificação. De certo modo são figuras faladas em todos os cantos do país. Já
Delmiro Gouveia não tem tanta sorte. Sua lembrança é mais matizada e
localizada, restrita a alguns rincões do sertão nordestino e à memória de uma
geração que desaparece por força do tempo. O esquecimento paulatino lhe envolve
a imagem. Para a história oficial é mais um que não conta.
Coronel Delmiro
Gouveia, de Geraldo Sarno, tem o mérito inicial de lançar luz
sobre a figura esmaecida do personagem. É o segundo longa do diretor. O
primeiro, O Sítio do Pica-Pau Amarelo, de 1974, decepcionou crítica e
público. Entre esses dois títulos se interpõe o média-metragem Iaô
(1976).
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Delmiro Gouveia (Rubens de Falco) junto aos trabalhadores que amparou Zé do Pó (José Dumont) é o terceiro, de pé, a partir da esquerda |
Desde a
realização de Viramundo, em 1964, Sarno se especializou no documentário curto,
privilegiando temas de extração quase que exclusivamente nordestina: Auto
da vitória (1966), Dramática popular (1968), Vitalino/Lampião
(1969), Jornal do sertão (1970), O engenho (1970), Casa
de farinha (1970), Viva Cariri (1970), A
cantoria (1970), Padre Cícero (1970), entre outros,
são trabalhos que lhe deram fama e prêmios em festivais.
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Rubens de Falco como o Coronel Delmiro Gouveia |
Coronel Delmiro
Gouveia se vale do talento do documentarista aliado ao
conhecimento adquirido sobre o Nordeste brasileiro. Não se ocupa com a simples
descrição dos fatos, como um documentário cinematográfico objetivo e impessoal sobre
uma das figuras mais emblemáticas que o Brasil conheceu e esqueceu. Ao dado
extraído da realidade, adiciona-se o ficcional carregado de emoção. Esses
elementos reunidos fazem de Coronel Delmiro Gouveia um filme de
reconstituição factual, mas também é bem urdida e exemplar epopeia influenciada
pela literatura de cordel e pelo cinema de aventuras, particularmente o
western. Aliás, uma das melhores sequências do filme é claramente calcada nas
cavalgadas do gênero que André Bazin classificou de "Cinema americano por
excelência": o coronel Ulisses Luna (Soares) galopa à frente de seus
homens para libertar Delmiro Gouveia (Rubens de Falco), preso por ordem do
Governador do estado de Pernambuco. Ao longo do trajeto, das encruzilhadas e
encostas, outros cavaleiros se incorporam à comitiva, como se essa fosse um rio
de volume sucessivamente aumentado pela contribuição dos afluentes. A sequência
revela o talento de Geraldo Sarno não apenas como documentarista; também é um
cineasta na verdadeira acepção do termo — um artista que confere vida e sabor
às imagens que encena.
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Delmiro Gouveia (Rubens de Falco) com o sócio e amigo Lionello Lona (Nildo Parente) |
Delmiro Gouveia
nasceu em 1863 e foi assassinado a tiros quando repousava na varanda de sua
casa em Pedra[1],
Alagoas, em 10 de outubro de 1917. A morte permanece envolta em mistério. Não se
sabe dos mandantes e executores. Segundo muitas versões, foi morto por se opor
às pretensões de industriais estrangeiros, ingleses acima de tudo, por causa de
seu nacionalismo intransigente. Ao longo de sua atribulada vida contrariou
vários interesses e colecionou diversos inimigos. Recebeu muitas juras de
morte. O personagem recuperado no roteiro de Geraldo Sarno e Orlando Senna é, ao
mesmo tempo, temperamental, autoritário, arrogante e impulsivo. Como todo bom potentado
de matriz oligárquica do Brasil, não somente do Nordeste, recorria à violência como
recurso final para salvaguardar suas posições. Entre as histórias que contam, agrediu
a bengaladas o Vice-Presidente da República Rosa e Silva em plena Rua do Ouvidor, Rio
de Janeiro. Também não vacilou em renegar a esposa, trocando-a pela mais jovem
Eulina (Berditchevsky), filha adotiva do Governador de Pernambuco, seu inimigo
político. Este pedaço de sua vida é revelado no filme. Dizem, aliás, que Delmiro
Gouveia tinha queda por garotinhas; mandava inclusive raptar as que caiam no
seu agrado.
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Delmiro Gouveia (Rubens de Falco) é assassinado diante de sua casa em 1917 |
Geraldo Sarno tomou
conhecimento de Delmiro Gouveia em 1967, durante pesquisas aos seus
documentários sobre o Nordeste. No roteiro o personagem ressurge devidamente
contextualizado, talhado segundo o modus
vivendi do coronelismo e das tradições que sustentam o poder na região. Porém,
não deixa de ser, paradoxalmente, alguém que soube ou tentou superar as
limitações temporais e de classe, assumindo posição de vanguarda. Assemelha-se
ao empreendedor no melhor estilo burguês. No filme, é apresentado como pioneiro
da fração nacionalista da burguesia nativa. Teria esboçado os fundamentos de
uma economia brasileira independente e soberana em momento arriscado, quando o
capitalismo dos centros avançados se internacionalizava em arrancada imperialista
rumo aos países da periferia. Por ousar uma posição de independência e
resistência a esse avanço, foi boicotado, perseguido e, provavelmente,
assassinado. Sugere o filme que Delmiro Gouveia cometeu erro fatal, que lhe
apressou a derrocada: não ligou seu destino individual aos da coletividade, o
povo que empregava em seus empreendimentos. De uma ponta a outra vigorava o relacionamento
inorgânico, fundado única e exclusivamente no imediatismo dos que precisavam
trabalhar e do empresário necessitado de mão-de-obra. Uma interação voltada
para relacionamentos mais avançados não se prenunciava. Porém, vai aí um
reparo: as condições objetivas à realização de tal aliança não se apresentavam
no Brasil, muito menos no oligárquico Nordeste. Portanto, desse ponto de vista,
Delmiro não cometeu erros. Apesar das ideias avançadas ele não deixava de ser personagem
de um mundo e tempo determinados, que separavam de maneira muito rígida os
setores sociais. Uma sequência procura ilustrar bem o "erro" cometido:
depois de libertado pelos homens do Coronel Luna, Delmiro marca presença em festa
dos peões, comemorativa do feito. Ele, em vestes brancas de algodão e modos de
europeu, circula entre jagunços rudes, trajados em couro bruto e escuro,
empoeirados, quase todos descalços. O personagem desfila incólume, como se não
notasse os homens em sua volta. Está simplesmente ali, sem comungar com eles. A
celebração lembra uma confraternização que jamais se completa em interação.
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O coronel Luna (Jofre Soares) pronto a retirar Delmiro Gouveia da prisão |
A narrativa
começa no alvorecer do século 20. Delmiro anuncia aos populares do Recife a
inauguração do Derby, mercado modelo de sua iniciativa que comercializará
gêneros de primeira necessidade a preços mais em conta. A concorrência,
apoiada pelo Governador, contra-ataca: Durante os festejos pela chegada da nova
centúria, o Derby é incendiado. Para piorar, é decretada a prisão de Delmiro. Obrigado
a fugir, interna-se no sertão na companhia de Eulina, ainda menor de idade. Refugia-se
em Alagoas, sob proteção dos coronéis Luna e Torres (Déda). Arruinado e acusado
por sedução de menores, luta para refazer vida e fortuna. A tarefa não o
assusta. Empreendedor, nunca lhe faltou iniciativa. Volta ao comércio de peles,
atividade que cultivou na juventude. Experimenta o cruzamento dos gados zebu e
holandês, introduzidos por ele na região, e é pioneiro na utilização da energia
elétrica. Continua sofrendo perseguições políticas de todos os lados.
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A expectativa pelo alvorecer do século XX: Anunciada (Isabel Ribeiro), Delmiro Gouveia (Rubens de Falco), Lionello Lona (Nildo Parente) |
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Alvorecer do século 20: Delmiro Gouveia (Rubens de Falco) na inauguração do Derby |
Em 1902, ainda em
Alagoas, adquire a Fazenda da Pedra. Daí em diante não para de crescer. Alia-se
em 1904 ao amigo Lionello Lona (Parente) na firma Lona e Cia., com filiais em
várias cidades nordestinas. Exporta couro, caroço de mamona e algodão. Cria
cavalos de raça e implementa melhorias em benfeitorias rurais. Em 1907 inicia a
construção do açude de Pedra Velha, para explorar energia elétrica. Acompanhado
de um grupo dos EUA, visita em 1909-1910 a Cachoeira de Paulo Afonso e planeja formar
companhia de luz e força a partir do potencial das águas do Rio São Francisco. Pretende
gerar energia para iluminar Recife. Em 1911 organiza a Companhia Agro-Fabril
Mercantil, dedicada principalmente à produção de linhas de costura. Visita a Escócia,
onde trava contato com parques industriais similares. Adquire equipamentos para
a Fábrica de Linha da Pedra, inaugurada em 1914. Durante a grande seca de 1915,
ampara retirantes, empregando-os em seus negócios. Constrói cinema e salão de
danças na praça principal de Pedra.
Com o bloqueio
comercial decorrente da Primeira Guerra Mundial — o conflito isola a América
Latina da Europa —, Delmiro conquista o mercado brasileiro de linhas de costura
e exporta aos países vizinhos. Terminada a beligerância, os ingleses investem
na retomada do mercado. Empresários da Machine Cottons (Linhas Corrente) tentam
adquirir a Fábrica da Pedra. Diante da recusa, partem para o dumping — redução drástica do preço do
produto para retirar o concorrente do mercado. Mas o brasileiro resiste e
permanece irredutível. Durante o imbróglio é assassinado. Em 1929 os ingleses adquirem
a Fábrica de Linha da Pedra. Destroem as instalações e lançam as ruínas no São
Francisco.
O roteiro,
premiado no Festival de Brasília de 1978, demarca quatro pontos de observação
para traçar o perfil do personagem. Assim, fornecem testemunhos: Eulina, o
Coronel Luna, Lona e Zé do Pó (Dumont) — retirante empregado na fábrica que, de
certo modo, complementa o depoimento que abre o filme, da parte de um
sobrevivente do operariado arregimentado por Delmiro. Ele e Zé do Pó firmam o
casamento entre o documento e a ficção, tão bem logrado por Sarno. Importante
também é o fato de Coronel Delmiro Gouveia não fechar questão alguma em torno do
personagem. Deixa pistas abertas, como se convidasse o espectador a envidar
esforços no preenchimento das lacunas que separam a realidade do mito.
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Coronel Luna (Jofre Soares), Tenente Isidoro (Álvaro Freire) e Delmiro Gouveia (Rubens de Falco) |
Cabe registrar o
trabalho de todo o elenco, com destaques evidentes para as interpretações de
Rubens de Falco e do sempre comovente José Dumont. Digna de nota também á a
fotografia solar de Lauro Escorel.
Entre as cenas e
sequências merecedoras de destaque há a revolta de Eulina. Depois de sonhar com
Paris, a moça é "exilada", por artes do amante, nos cafundós do
sertão. Desesperada, irrompe no chiqueiro e compartilha com os porcos seus
ricos vestidos e caros perfumes.
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Delmiro Gouveia (Rubens de Falco) e Eulina (Sura Berdichevsky) em fuga |
A trilha musical
de Jaceguay Lins também foi premiada no Festival de Brasília de 1978. Coronel
Delmiro Gouveia ainda recebeu o Grande Prêmio Coral no Festival de
Havana, em 1979; nesse mesmo ano, o São Saruê da Federação de Cine Clubes do
Estado do Rio de Janeiro e o Golfinho de Ouro do Governo do Estado do Rio de
Janeiro. Foi apresentado no Festival de São Francisco, Califórnia, em 1978.
Argumento, roteiro e diálogos: Geraldo Sarno, Orlando Senna. Trilha musical: Jaceguay Lins. Direção
de fotografia (Eastmancolor): Lauro Escorel Filho. Montagem: Amauri Alves. Direção
de arte, cenografia e vestuário: Anísio Medeiros. Som: Walter Goulart. Diretor
de produção: Marco Altberg. Produtor
associado: Thomaz Farkas. Equipe de
produção: Carlos Del Pino, Sérgio Santos, Eduardo Schnor, Regina Machado, Sinhosinho
Jota. Continuidade: José Maria. Assistente de fotografia: José Tadeu. Operador de câmera e fotografia de cena:
Pedro Farkas. Eletricista: Jadeyr
Guimarães. Maquinista: Djalma, Arnol
Conceição. Mixagem de som: Carlos de
la Riva. Assistente
de montagem: Idê Lacreta. Assistentes
de cenografia: Gustavo Garnier Jr., Henrique Almeida. Guarda-roupa e maquiagem: Gigi. Costureira: Antônia Fonseca. Assistente
de câmera: José Tadeu Ribeiro. Tempo
de exibição: 95 minutos.
(José Eugenio Guimarães, 1979)
Conheço a história de Delmiro Gouveia (um dos raríssimos casos de coronéis naquela região que não se colocavam como brutamontes que apenas tiveram a sorte de serem mais ricos do que os capangas que empregavam e as populações que tiranizavam) e esta película sempre despertou a minha curiosidade. Confesso que o fato de ser assinado por Geraldo Sarno, de quem tive o desprazer de assistir à desastrada adaptação do "Picapau Amarelo", foi um motivo que me arrefeceu um pouco o ânimo. Mas, diante da tua crítica, repenso o arrefecimento.
ResponderExcluirOlá, Ricardo!
ExcluirEsqueça O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, mas não o Geraldo Sarno. CORONEL DELMIRO GOUVEIA está disponível, completo, no Youtube. Acesse-o por aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZMsyOSwK3zc.
Abraços.
Li e gostei Eugênio, eu utilizava este filme nos cursos de FEB I que eu dava.
ResponderExcluirHoje já não uso mais e sobre o tema Industrialização, eu tenho optado por São Paulo S.A.
que é mais processo de industrialização do que Delmiro - momentos históricos diferentes.
Vc conhece São Paulo S.A? Tem no YouTube, vale a pena assistir.
Bjnhs e obrigada.
Att.
Lérida Povoleri
PET/Economia UFF
Tenho "São Paulo S.A." no meu acervo, professora. É um dos meus filmes preferidos. Espero que o comentário dele não demore a ser sorteado para o Blog. Aqui, as coisas funcionam na base da aleatoriedade. Assim, as publicações não ficam presas ao meu gosto pessoal e pode entrar do melhor, do bom, do razoável, do ruim e do pior. Hehehe!
ExcluirAbraços.
Sou um cinéfilo inveterado pelo cinema do meu país. Principalmente os filmes de décadas mais passadas, que foram as que mais acompanhei.
ResponderExcluirTal qual Dioguinho, uma fita que até hoje me remói o organismo por jamais te-la visto (vi somente o thriller), este Delmiro Gouveia, que parece que irei ver graças à dica do editor, um filme do J. B Tanko chamado Um Ramo Para Luiza, que vi, adorei, mas que guardo dele muito pouco e Quelé de Pajeú, esta fantastica Super Produção brasileira que, segundo andei lendo, jamais selecionaram uma copia do mesmo para permanecer no país, são todos filmes de enorme importancia para grandes cinefilos que sabem reconhecer coisas de qualidade feita no país, mas que são exonerados de tal privilégio.
O cinema brasileiro deveria ser muito mais divulgado fora da Internet.
O Canal Brasil, uma rede de TV que se dedica a divulgar nosso cinema e coisas correlatas, é muito podado e não abre o leque para a exibição de grandes e escondidas peliculas feitas em nossa casa.
Eles se limitam apenas a uma reprise insensata de pornochanchadas, chanchadas e alguns poucos filmes fora destes quilates. É como se eles apenas tivessem em seu poder uma quantidade de peliculas limitadas que, terminando uma série delas, a outra vem em seguida.
Precisávamos mais, de muito mais, divulgação aberta de nosso cinema. E a Televisão seria um ramo deste perfeito canal para mostrar ao nosso povo que o nosso cinema tem sim muita coisa que merece e precisa ser vista, fato que me parece que ainda vamos ter muito que esperar para ver acontecer.
jurandir_lima@bol.com.br
Jurandir,
ExcluirNão conheço "Dioguinho". Mas sei que é um filme de Carlos Coimbra, de 1957, protagonizado pelo Hélio Souto. Conheço poucos filmes brasileiros realizados dos anos 50 para trás, tirando, é claro, as comédias da Atlântida. Conheço muitas, pelos menos as que não foram consumidas por falta de cuidado na guarda do acervo. Muitos filmes de décadas passas talvez nem existem mais. Devem ter virado vinagre, por falta de cuidado na preservação. É o mal de nosso cinema, que aflige também a programação do Canal Brasil. Muita coisa se perdeu ou está em péssima condição para ser exibido. Um filme que poderia ser exibido pelo Canal Brasil e, que sei, está preservado, é "Amei um bicheiro", de 1952, de Jorge Ileli e Paulo Wanderley. Já o vi algumas vezes. Você deve conhecê-lo. É uma realização vigorosa, considerada a época em que foi feito.
Não sabia da condição calamitosa de "Quelé do Pajéu". Se for assim, é uma pena. E pensar que é uma realização relativamente recente, de final dos anos sessenta. É um bom trabalho de direção de Anselmo Duarte. Pude vê-lo no cinema. Espero, pelo menos, que existam cópias preservadas no exterior. É triste uma situação dessas.
E você, nesta altura, conseguiu ver "Coronel Delmiro Gouveia"? Está disponível no Youtube. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=ZMsyOSwK3zc.
Grande abraço
José Eugenio Guimarães