Considerado em seu todo, Carlitos
marinheiro (Shanghaied) não figura entre os títulos notáveis da
chapliniana. É o quadragésimo sexto filme estrelado por Charles Chaplin e o
vigésimo oitavo que dirigiu. Faz parte do período Essanay, companhia para a
qual realizou, em 1915, 14 filmes curtos e lhe serviu como estação de
aprendizado. Aí, sempre que podia, burilava o estilo e a linguagem. Com O
vagabundo (The tramp) definiu as configurações básicas do personagem que teria
por emblema ao longo de quase toda a carreira. Outros títulos dignos de relevo dessa
fase são Campeão de boxe (The champion), Carlitos carregador (Work),
Senhorita
Carlitos (A woman) e O banco (The bank). Os demais,
qual Carlitos
marinheiro, podem ser classificados como recaídas no terreno das
desvairadas comédias físicas características do pioneiro ano de 1914 passado na
Keystone de Mack Sennett. Apesar de formalmente pobre, alguns avanços
narrativos e estilísticos são observados no título em apreço, principalmente da
parte do espectador de boa vontade. O pastelão impera do começo ao fim. Porém,
a câmera, sempre fixa, destaca detalhes e vai além das meras composições em
planos médios. Os cenários e ambientes se multiplicam sem o temor de confundir
o público. Surgem tiradas cômicas, ainda embrionárias, que seriam constantemente
retomadas e reelaboradas ao longo da filmografia de Chaplin. Em Carlitos
marinheiro o personagem é vítima das velhas e violentas leis de
recrutamento marítimo. Para piorar, termina lançado no centro de uma fraude de
seguros tramada pelo pai (Wesley Ruggles) da mulher amada (Edna Purviance).
Segue apreciação de 1994.
Carlitos marinheiro
Shanghaied
Direção:
Charles Chaplin
Produção:
Jess Robbins
The Essanay Film Manufacturing
Company
EUA — 1915
Elenco:
Charles Chaplin, Edna Purviance,
Wesley Ruggles, John Rand, Billy Armstrong, Paddy McGuire, Leo White, Fred
Goodwins, Lawrence A. Bowes, Bud Jamison, Lee Hill.
Carlitos
marinheiro — também conhecido no Brasil como O marinheiro Carlitos e O
herói capataz — é o quadragésimo sexto filme estrelado por Charles
Chaplin em um total de 87 e o vigésimo oitavo que dirigiu. Corresponde à décima
primeira das 14 realizações de 1915, quando esteve sob contrato da Essanay —
companhia que o absorveu ao término da fase pioneira na Keystone Pictures
Studio de Mack Sennett em 1914.
Formalmente, Carlitos
marinheiro é pobre. Representa uma involução na chapliniana, tendo em
vista, acima de tudo, os avanços obtidos em O vagabundo (The
tramp) e o imediatamente anterior O banco (The bank), rodados em
1915. Provavelmente, por imposição do público e dos financiadores, Chaplin resolveu
retornar à comédia puramente física. São muitos tapas, cacetadas, marretadas, socos
e principalmente chutes, sem contar tombos, encontrões, homens lançados ao mar
e cargas despencando sobre o lombo de incautos. Não falta ação no sentido mais
tosco, característica dos primeiros pastelões ou slapsticks. Ainda assim, considerando-se as peculiaridades da
narração e o farto — para a época — emprego de cenários diferenciados em aproximados
27 minutos de exibição, não deixa de ser um empreendimento de relativa
complexidade. Para contar a história foram utilizados os exteriores e
interiores de uma casa, o cais do porto, um navio — dividido em convés, porão,
cozinha e refeitório —, o mar e um pequeno barco de socorro. A câmera, de
mirada sempre objetiva e invariavelmente fixa, observa o desenrolar dos eventos
em uma sucessão de tomadas de médio alcance no seu quase todo com destaque para
alguns planos americanos, primeiros planos e até close-ups.
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Carlitos (Charles Chaplin) à espera da garota (Edna Purviance) |
Carlitos se
apresenta com as configurações do excluído visto em O vagabundo, filme que delineou
o personagem. Acidentalmente, protagoniza uma aventura marítima que oculta um
golpe tramado por um empreendedor naval desonesto (Ruggles) contra a companhia
de seguros. Para entrar na posse da indenização por perdas e danos, pretende provocar
o naufrágio de um dos navios da frota que controla. Combina o mal feito com o
capitão (Armstrong).
O empreendedor
também é pai da garota (Purviance) apaixonada por Carlitos. Evidentemente, não
aprova o idílio e o enxota. O frustrado pretendente resolve afogar as mágoas na
zona portuária. Sem mais a fazer e desprovido de recursos, é inocentemente cooptado
pelo imediato (McGuire) da embarcação visada. Recebe a ingrata e violenta
tarefa de arregimentar a força uma tripulação, segundo as convenções das velhas
leis marítimas. Estas validavam o alistamento compulsório de desocupados e
vagabundos. Os infelizes, postos fora de combate, geralmente recobravam a
consciência em alto mar e se viam na situação de aprender os pesados ofícios
navais por força de castigos físicos.
Infelizmente, Carlitos
também é ludibriado. Finalizada a combinação com o imediato, é compulsoriamente
alistado e jogado em uma embarcação condenada. No comando, o despótico capitão utiliza
sem piedade o chicote para enquadrar a marujada e forçá-la ao trabalho.
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Acima e abaixo: Carlitos (Charles Chaplin) é ludibriado pelo capitão (Billy Armstrong) e o imediato (Paddy McGuire) |
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Carlitos (Charles Chaplin) e o capitão (Billy Armstrong) |
Quase toda a ação
de Carlitos
marinheiro foi filmada em um cargueiro real. O personagem fracassa em
todas as atividades às quais é escalado, de transportador a auxiliar de
guincho. É tão inapto que acaba despachando oficiais e marujos ao mar,
literalmente. Sobra-lhe a função de ajudante do cozinheiro (Rand), sem melhores
resultados. Na hora da refeição, serve aos oficiais a água de lavar pratos —
motivo de mais agressões e equívocos. Com Carlitos, a embarcação se transforma em caos. Os melhores
momentos decorrem dos efeitos colaterais da agitação marítima sobre o improvisado
marinheiro. Desequilibrado com a bandeja, é impulsionado para todos os lados e
cômodos sem desperdiçar o conteúdo. Na hora do rancho com os demais
desafortunados, é acometido de enjoo. Piora ao ver o companheiro temperar a
salada com o combustível da luminária. Algumas dessas gags, posteriormente trabalhadas e aperfeiçoadas, foram utilizadas
nos reputados clássicos O imigrante (The immigrant, 1917) e Tempos
modernos (Modern times, 1936).
Em meio ao
frenético pastelão, Carlitos marinheiro avança para o dramático — se for possível
usar esse termo — desfecho. Em terra, a garota tomou ciência do diabólico plano.
Embarcou clandestina no navio, na esperança de salvá-lo. Ao descobrir o
paradeiro da filha, o pai se desespera. Tomado de remorso, apodera-se de um
pequeno barco e parte em alta velocidade na esperança de evitar o pior.
Evidentemente, Carlitos e a personagem interpretada por Edna Purviance se
encontram a tempo de impedir o desastre. Lançam fora a bomba acionada durante
um motim forjado para ocultar a fuga do capitão e do imediato. Estes terminam
provando do próprio remédio.
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Carlitos (Charles Chaplin) fracassa como auxiliar do operador do guincho |
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O cozinheiro (John Rand) e o ajudante atrapalhado Carlitos (Charles Chaplin) |
Tudo acaba bem. O
navio é poupado. Carlitos e a garota são recolhidos pelo empreendedor. Seguem-se
manifestações de alívio e admoestações. O humilhado vagabundo aproveita para se
vingar. Com um pontapé despacha para o mar o desonesto personagem vivido por
Wesley Ruggles.
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Carlitos (Charles Chaplin) como garçon é submetido ao desconfortável balanço do navio |
Visto hoje, Carlitos
marinheiro resiste como relíquia cinematográfica. Para ser
convenientemente apreciado, o espectador deve se abstrair e se transportar
mentalmente para a época do lançamento — sob o império de outros valores e
exigências. A realização faz parte de um período de transição, quando os
artistas da tela e respectivos produtos se submetiam às experimentações que
resultariam no surgimento de uma gramática e linguagem cinematográficas. Nessa
ocasião, o ousado David Wark Griffith começava a colher frutos com o polêmico O
nascimento de uma nação (The birth of a nation, 1914). Apesar
de representar uma involução na trajetória da formação de Chaplin como cineasta
e criador, Carlitos marinheiro não é absolutamente ruim como pretendem os
detratores da chapliniana — hoje, legião em crescimento, infelizmente. O filme
é um dos recuos que fazem parte dos processos geradores de avanços. Ou, como
dizem alguns, está em acordo à "ordem natural das coisas".
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A garota (Edna Purviance), o pai trapaceiro (Wesley Ruggles) e Carlitos (Charles Chaplin) |
No livro Charles Chaplin[1], Carlos Heitor Cony informa que a direção de fotografia de Carlitos
marinheiro é de Roland "Rollie" Totheroh. No entanto, segundo
o Internet
Movie Database (IMDb)[2], Harry Ensign é o responsável pelo ofício.
Vale destacar a
atuação de John Rand como cozinheiro.
Roteiro: Charles Chaplin. Direção de fotografia (preto e branco): Harry Ensign. Música (inserida em 1999): Robert
Israel. Montagem: Charles Chaplin. Assistente de direção: Ernest Van Pelt.
Cenários: E. T. Mazy. Som e efeitos sonoros (posteriores):
Philip Calvert, Peter Hitchcock. Tempo
de exibição: 27 minutos.
(José Eugenio Guimarães, 1994)
[1] CONY, Carlos Heitor. Charles Chaplin. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. p. 67.
[2] INTERNET MOVIE DATABASE. http://www.imdb.com/title/tt0006032/fullcredits?ref_=tt_cl_sm#cast.
Acessado em 6 jun. 1994.
Hola Eugenio.
ResponderExcluirBueno traer una película de Chaplin y del año 1915 es un lujo y una excelente manera de comenzar el año cinéfilo 2018 en tu espacio de cine. En todo caso y por lo que comentas aquí el mítico Charlot tira por la comedia física más que por la intelectual, pero como hemos o has comentado a cualquier cineasta le debe valer o caber en su cabeza el mayor numero de ángulos posibles en entender la cinematografía e incluso en sus variables dentro de la comedia.
Como bien dices una reliquia que hay que mirar desde la época en la que está realizada y con los medios técnicos puestos a disposición.
¡Feliz año 2018 Eugenio!
¡Hola, Miguel Pina!
ExcluirGracias por su presencia, comentario y, principalmente, por la compreensión del tratamiento dispensado a una obra de los primordios de la formación de un actor y cineasta. Y que, por lo tanto, debe ser apreciada según las exigencias y los medios disponibles en la época de la realización.
Esta adecuación de la mirada es más que necesaria o se corre el riesgo de lanzar la apreciación en las trampas del anacronismo. Usted destacó muy bien esa necesidad de ajuste temporal de la mirada, por más difícil que sea hacerlo en la contemporaneidad.
Un abrazo y tiene un Feliz 2018.
Oi Eugenio,
ResponderExcluirNão sabia do Carlito Marinheiro. Vc tem ideia de onde encontrar para assistir?
Bjs
Verifique no Youtube, Betty, nestes dois links:
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=5yQ_Wgq8Fvo e, em melhor estado - com intertítulos em inglês - neste outro: https://www.youtube.com/watch?v=exKX9IFqiY8.
Beijos.
Hola Eugenio, te dejé un comentario sobre el análisis de la película. No sé si lo habrás recibido.
ResponderExcluirEn cualquier caso, excelente evaluación de una película de alguien tan mítico como Chaplin.
Un abrazo.
Recebi, sim, Miguel Pina! Um saludo, abraços e Feliz 2018.
ExcluirNão sei o que aconteceu. Mas seu primeiro comentário com relação a esta postagem demorou a dar entrada no blog. Em todo caso, está já aqui. Estou, novamente, atrasado com as respostas de todos os comentários que me foram deixados nos últimos meses. A película "Shanghaied" é, aos olhos de hoje, um tanto primitiva. Porém, sobra ao menos o valor arqueológico. Caso se interesse em vê-la, poderá encontrá-la em uma boa cópia no Youtube, neste enlace: https://www.youtube.com/watch?v=exKX9IFqiY8.
Abraços.
Excelente publicação.
ResponderExcluirDepois destes comentários vou assistir este filme .
Eu não aprecio todos filmes de C.Chaplin ,por isso gosto de ler comentários antes .
Obrigado
Olá, Marina!
ExcluirObrigado pela presença. Espero que aprecie o filme, sem esquecer de que se trata de obra pertencente ao período de formação do ator e cineasta. Na Essanay ele encontrou mais liberdade de criação.
Abraços.
Boa noite
ResponderExcluirAssisti o filme .
Humor ingênuo,mas temos que pensar na época /situação do mundo /moral etc .
Talvez eu realmente tenha um pre -conceito com CC.
Obrigadoooooooo
Obrigado
Com obras assim, a gente tem que tentar o máximo para assistir segundo os valores da época em que o filme foi feito. Aliás, a gente tem que agir assim para apreciar quase todas as obras culturais e artísticas.
ExcluirAbraços.