domingo, 29 de janeiro de 2017

QUANDO LAS VEGAS ERA A CIDADE DE “CASSINO”

De certo modo a previsão contida nesta apreciação escrita em 1996 não se confirmou. Afirmei que Sharon Stone, no papel da desenvolta Ginger McKenna de Cassino (Casino, 1995) fora, enfim, catapultada ao patamar das atrizes renomadas. Fez jus, inclusive, ao Globo de Ouro de Melhor Interpretação Feminina em Drama e concorreu ao Oscar em semelhante categoria. Entretanto, pelo andar da carruagem em pouco mais de 20 anos, percebe-se que Stone não teve outras oportunidades de brilhar. A realização de Martin Scorsese sobre os últimos instantes de grandeza da mítica Las Vegas sob império da Máfia permitiu a ela — se não for exagero ou desconhecimento do apreciador — um solitário grande momento no cinema. Provavelmente, o ousado e desguarnecido cruzamento de pernas apresentado dois anos antes em Instinto selvagem (Basic instinct, 1991), de Paul Verhoeven, funcionou mais como maldição numa sociedade e atividade marcadas pelo excesso de puritanismo. Uma pena! Por outro lado, Cassino é, aos meus critérios, um dos últimos grandes momentos de Scorsese. O roteiro encomendado pelo cineasta ao escritor Nicholas Pileggi demandou uma pesquisa que revirou os subterrâneos de Las Vegas em busca dos antecedentes mais imediatamente atuais do papel da Máfia na organização do paraíso estadunidense do jogo. Historicamente, a narrativa foca a década de 70, período no qual o FBI intensificou as investidas contra a organização criminosa, apeando-a do controle da cidade do vício e do pecado. A longa duração não impediu Cassino de se estruturar como narrativa das mais dinâmicas e bem humoradas, inclusive na exposição do deserto em cujo meio a urbe foi erguida. O espaço é dinamicamente apresentado. Não é simples extensão de Las Vegas, mas funciona praticamente como o seu centro nervoso — local revelador, apesar de ocultar tantos segredos inconfessáveis. Além da tarimba de Scorsese, do roteiro complexo de Pileggi e do talento dos atores — principalmente do diabólico Joe Pesci no papel do violento e instável Nicky Santoro —, o filme tem ponto alto na movimentação de câmeras ágeis e detalhistas. 







Cassino
Casino

Direção:
Martin Scorsese
Produção:
Barbara De Fina
Universal Pictures, Syalis DA, Légende Entreprises, De Fina-Cappa, GGG
EUA — 1995
Elenco:
Robert De Niro, Joe Pesci, Sharon Stone, Don Rickles, Alan King, Kevin Pollak, James Woods, L. Q. Jones, John Bloom, Frank Vincent, Dick Smothers, Pasquale Cajano, Melissa Prophet, Bill Allison, Vinny Vella, Philip Suriano, Erika von Tagen, Frankie Avalon, Steve Allen, Jayne Meadows, Jerry Vale, Joseph Rigano, Catherine Scorsese, Oscar Goodman, Gene Ruffini, Dominick Grieco, Richard Amalfitano, Richard F. Strafella, Casper Molee, David Leavitt, Peter Conti, Cathy Scorsese, Steve Vignari, Rick Crachy, Larry E. Nadler, Paul Herman, Salvatore Petrillo, Joey DePinto, Heidi Keller, Millicent Sheridan, Nobu Matsuhisa, Toru Nagai, Charlene Hunter, Dom Angelo, Joe Molinaro, Ali Pirouzkar, Frankie J. Allison, Jeff Scott Anderson, Jennifer M. Abbott, Frank Washko Jr., Christian A. Azzinaro, Robert C. Tetzlaff, Anthony Russell, Carol Wilson, Joe Lacoco, John Manca, Ronald Maccone, Buck Stephens, Joseph P. Reidy, Joe La Due, Fred Smith, Sonny D'Angelo, Greg Anderson, Stuart Nisbet, Tommy DeVito, Frank Adonis, Joseph Bono, Craig Vincent, Daniel P. Conte, Paul Dottore, Richard T. Smith, David Rose, Jonathan Kraft, Michael McKensie Pratt, Patti James, Ruth Gillis, Carol Cardwell, Dean Casper, Nan Brennan, Karyn Amalfitano, C. C. Carr, David Varriale, Darla House, Carol Krolick, Frank Regich, Herb Schwartz, Max Raven, Clem Caserta, Jed Mills, Janet Denti, Cameron Milzer, Leain Vashon, Jim Morgan Williams, Brian Le Baron, Mortiki Yerushalmi, Mufid M. Khoury, Khosrow Abrishami, Richard Riehle, Mike Maines, Bobby Hitt, Shellee Renee, Alfred Nittoli, Carl Ciarfalio, Jack R. Orend, Linda Perri, Ffolliott Le Coque, J. Charles Thompson, Michael Paskevich, Mike Weatherford, Eric Randall, Gwen Castaldi, Brian Reddy, Roy Conrad, Mike Bradley, Dave Courvoisier, George Comando, Andy Jarrell, Robert B. Sidell, Tyde Kierney, Paige Novodor, Claudia Haro, Sasha Semenoff, Gil Dova, George W. Allf, Madeline Parquette, Nick Mazzola, Jed L. Hansen, Gino Bertin, Mitch Kolpan, Csaba Maczala, Peter Sugden, Rudy Guerrero, Randy Sutton, Jeff Corbin, Sly Smith, Joe Anastasi, F. Marcus Casper, Jeffery Azzinaro, Richard Wagner, Carrie Cipollini, Loren Stevens, Gary C. Rainey, David Arcerio, Haven Earle Haley, Sam Wilson, Michael Toney e os não creditados Jeff Burbank, Phillip V. Caruso, Earl Chaney, Frank Cullotta, Billy Gilbride, Alfonso Gomez-Rejon, Andrea Kelly, Walter Ludwig, Bobbie Paulson, Bob Pepper, Steve Schirripa, Charles Scorsese, Constance Tillotson, Carlos Alberto Vazquez, Dick Warlock.



Bastidores de Cassino
O diretor Martin Scorsese e o ator Robert De Niro caracterizado como o protagonista Sam "Ace" Rothstein



Convenhamos, Martin Scorsese fracassou terrivelmente ao refilmar O círculo do medo (Cape fear, 1962), de J. Lee Thompson. O vingativo e obcecado Max Cady interpretado por Robert De Niro em Cabo do medo (Cape fear, 1991), é tão tresloucado e resistente à morte a ponto de mais se parecer a um misto dos invulneráveis Hardy Kruger e Jason Voorhees dos respectivamente prolongados ad aeternum A noite do pesadelo (A nightmare on Elm Street), iniciado por Wes Craven em 1984, e Sexta-feira 13 (Friday the 13th), com ponto de partida dado por S. Cunningham em 1980. A realização, de tão forçosamente exagerada, mandou para escanteio qualquer pretensão à seriedade ao traçar a trajetória de horror e sangue de um psicótico sedento de vingança. Acabou ganhando ares de humor involuntário. A seguir, em 1993, o realizador, pode-se dizer, esbanjou talento na condução de um drama de época narrado com elegância, refinamento, intimismo e muita contenção: A época da inocência (The age of innocence, 1993).


Porém, o Scorsese mais apreciado retornaria em 1995 ao território que tão bem conhece: o submundo estadunidense, para contar uma apaixonante e explosiva história desenrolada nos bastidores da Máfia. Explorou esse universo pela última vez cinco anos antes no impecável Os bons companheiros (Goodfellas), minucioso relato da ascensão e queda de um gângster e aguda radiografia dos códigos de honra e valores morais que imperam no seio da marginalidade. Os personagens centrais de Os bons companheiros formam um núcleo de pequenos golpistas descendentes de imigrantes não italianos. Lutam para conquistar lugar ao sol nos espaços e atividades não monopolizados pela Máfia, à qual, por claras razões de origem, não podem pertencer. Porém, apesar de toda a imagem de profissionalismo e de bons empreendedores que aparentam, os “companheiros” não passam de pés-de-chinelo e vigaristas românticos no confronto de métodos e atividades com a complexa teia de atividades criminosas e ganhos ilícitos armada em Cassino.


Cassino foi totalmente filmado em Las Vegas, cenário da história. Abrange o período histórico corresponde aos anos 70. Nessa época a Máfia ainda controlava amplamente as atividades que deram fama à cidade. Conforme o narrador, encarnado pelo próprio personagem central Sam “Ace” Rothstein (De Niro), o lugar possuía um glamour todo especial. Não era a Disneylândia dos dias de hoje. A organização mafiosa, para ter liberdade de atuação, estabeleceu ampla malha de informação e corrupção, atraindo poderosos locais e políticos à distribuição de ganhos ilícitos e trocas de favores. O deserto, no entorno da cidade, guarda segredos comprometedores, decorrentes de pendências não solucionadas por meios “pacíficos” de convencimento — relacionadas ao jogo e à distribuição de ganhos —, bem ao estilo da Máfia. No vazio arenoso, tão silencioso e distante, foram eliminados e sepultados os indesejáveis, sabedores em demasia e propensos a comprometer o bom andamento das coisas. A função saneadora do deserto é explicada com bom humor pelo gângster Nicky Santoro (Pesci): cavava-se o buraco com antecedência. O indesejado, levado ao local, era prontamente eliminado e enterrado. O segredo do sucesso decorria de se ter primeiro o buraco. Isso para evitar contratempos desagradáveis, como o aparecimento de alguém na hora de cavá-lo com algum corpo ao lado. Caso tal acontecesse, seria necessário abrir novos buracos.


Robert De Niro como Sam "Ace" Rothstein

Os irmãos Santoro: Dominick (Philip Suriano) e Nicky (Joe Pesci)


Três personagens contam a história de Cassino: o judeu Sam “Ace” Rothstein, expert em jogos e apostas, cooptado pela Máfia para gerenciar o suntuoso Tangiers, palácio da jogatina instalado no coração de Las Vegas; a exuberante Ginger McKenna (Stone), trambiqueira, prostituta e cocainômana, espécie de mariposa responsável por atrair incautos endinheirados às mesas de apostas; e o mafioso Nicky Santoro, assassino violento e compulsivo, escalado pelos chefões para proteger o lugar. Seus correspondentes reais são, respectivamente, Frank “Lefty” Rosenthal e esposa — a ex-prostituta Teri — e o amante desta, o gângster Tony Spilotro.


Sharon Stone no papel de Ginger McKenna



Nicholas Pileggi, roteirista de Os bons companheiros, é autor da história base de Cassino. Ex-repórter policial, aproveitou a experiência para se debruçar em profundidade nos casos narrados. Cassino encontrou ponto de partida em pedido pessoal de Scorsese ao escritor: revirar os subterrâneos de Las Vegas em busca dos antecedentes da Máfia no paraíso estadunidense do jogo. Como primeiro resultado das pesquisas está o roteiro, posteriormente transformado em livro. Pileggi levantou a maioria das informações em entrevistas com o próprio Rosenthal, testa-de-ferro dos negócios da Máfia em cassinos da cidade. Caso raro, livrou-se da prisão e sobreviveu à massiva onda de assassinatos ordenada pelos chefões — operação que silenciou informantes preciosos da justiça quando a organização começou a perder o controle das atividades em decorrência do cerco do FBI. Pelo acompanhamento das trajetórias de Sam Rothstein, Ginger Mckenna e Nicky Santoro, levanta-se uma preciosa parte da história de Las Vegas e do modo como a Máfia perdeu o poder sobre a cidade.


Ginger McKenna (Sharon Stone), Nichy Santoro (Joe Pesci) e Sam "Ace" Rothstein (Robert De Niro)


Notícia de jornal sobre a violenta discussão matinal de um casal, diante da residência, em Las Vegas, é ponto de partida à história que originou o filme. O que poderia passar por prosaica discussão entre marido e mulher forneceu ao FBI a peça que faltava para provar a participação da Máfia na jogatina de Las Vegas. O imbróglio, reconstituído nas partes finais de Cassino, aconteceu entre Rosenthal e Teri após o sumiço desta por toda uma noite sem o conhecimento do marido. Scorsese reconstitui os dez anos anteriores ao episódio, aparentemente banal e divertido, enriquecendo-os com complexa trama recheada por assassinatos, contrabando, relacionamentos ilícitos, fraudes, tráfico de drogas, roubo, prostituição, lavagem de dinheiro, gangsterismo, elegância, brutalidade, risco, ambição, desejo, amor, cafetinagem, depravação, tragédia e egos inflamados.


A pendenga passional apressou a queda da Máfia em Las Vegas. Em Cassino tudo começa com o casamento de Sam e Ginger. Ele se apaixonou à primeira vista, ao testemunhar a fulgurante e desenvolta garota a bagunçar o coreto no Tangiers. Sam, sempre jogador, apostou o futuro ao lado dela, mesmo ciente de seu passado comprometedor. Infelizmente, não era correspondido no amor com igual intensidade. Pouco se importou com esse detalhe, passível de ser corrigido com o tempo — conforme acreditava. Ginger foi atraída ao matrimônio pela promessa de vida boa, farta e fácil. Em que pesem os momentos felizes do início da relação, o amor não frutificou. Ela também não se adaptou à vida de casada. Prezava a independência e recusava qualquer tentativa de disciplinamento, mesmo em nome das aparências. Jamais se orientou pelos códigos do parceiro. Nunca deixou de ser uma prostituta de coração mole, pronta a cair facilmente nas manhas do antigo cafetão Lester Diamonds (Woods). Nem o nascimento de Amy (Darla House e Erika von Tagen) — filha que teve com Sam — alterou a situação. Cada vez mais desiludida com a vidinha medíocre — apesar de luxuosa — de casada, Ginger passou a buscar avidamente a independência perdida. Abusava da sensualidade e afogava as frustrações na cocaína e no álcool. Acompanhada de Lester, fugiu com Amy. Amarrava a filha à cama para sair tranquilamente à noite. Cada vez mais pressionada por Sam, encontrou apoio, inclusive sexual, em Nicky Santoro.


Robert De Niro como Sam "Ace" Rothstein e Don Rickles no papel do auxiliar Billy Sherbert


Amigos de longa data, Sam e Nicky se diferenciavam em métodos e temperamentos. Nem por isso o relacionamento foi abalado, até o surgimento de Ginger. Guardião do Tangiers e do gerente da casa, o impulsivo e pouco discreto personagem interpretado por Joe Pesci nunca se preocupou em ocultar o verdadeiro caráter de sua atividade. Logo caiu no conhecimento da vigilante polícia dos cassinos. Com isso, também afloraram suas relações com a Máfia. Constantemente vigiado, recebeu proibição de frequentar as casas de jogo devido ao comportamento impulsivamente violento. Ambicioso numa cidade azeitada pelo poder do dinheiro, montou quadrilha especializada no roubo de joias, bancos e em extorsões. Mantém face legal na exploração de restaurantes. Sempre orientado pela impulsividade e mínimo respeito às regras, torna-se amante de Ginger depois de ser constantemente procurado por ela e quando a relação marital com Sam estava definitivamente perdida. Dessa traição resulta o catalisador da tragédia que incendiará a narrativa de Cassino. Quando os chefões da Máfia, baseados em Atlantic City, intervêm no imbróglio, nada mais podem fazer para apagar o fogo que alimenta o caldeirão de paixões. O FBI — na cola de Nicky e Sam — encontra nas consequências do triângulo amoroso um manancial de informações para romper a rede tentacular estendida pela Máfia sobre Las Vegas.


Depoimentos dos principais personagens masculinos ajudam o espectador a não se perder no emaranhado de detalhes, tramas e subtramas de Cassino. O recurso confere ao filme estilo semidocumental e garante os instantes de humor. Um desses interregnos cômicos acontece às custas do próprio FBI. O avião da agência faz pouso forçado no campo de golfe de Sam. Os agentes a bordo do aparelho vigiavam Nicky com tanta intensidade e acabaram esquecendo de verificar o nível do combustível. O próprio Nicky narra a morte brutal que sofreu. Nisso, Scorsese se baseou, provavelmente, em Crepúsculo dos deuses (Sunset boulevard, 1950), uma das obras mestras de Billy Wilder. Neste filme, o defunto do frustrado roteirista Joe Gillis (William Holden) rememora as causas que o levaram a boiar inerte na piscina da mansão de Norma Desmond (Gloria Swanson). Nicky e o irmão Dominick Santoro (Suriano), marcados para morrer pela Máfia, foram executados cruel e exemplarmente com tacos de baseball, como recado para aventureiros e espertinhos que ousassem se desviar das regras traçadas pela organização. Reduzidos a massas disformes de carne e sangue, foram sepultados ainda vivos em covas previamente escavadas nos arredores da cidade, segundo o figurino.


Sam "Ace" Rothstein (Robert De Niro)


A sequência da execução dos Santoro confere a Cassino lugar entre os filmes mais violentos da temporada. Aí também se inclui o padecimento do gângster Tony Dogs (Carl Ciarfalio), torturado ao longo de dois dias por Nicky e que só confessou o malfeito após ter a cabeça pressionada em um torno até os olhos saltarem das órbitas. O episódio reconstitui fato ocorrido no submundo de Chicago dos anos 60. É praticamente impossível assistir a essas cenas sem o acometimento de algum mal estar. Porém, não são gratuitas. Estão bem situadas no contexto histórico, tanto o revelado pelo filme como das histórias em torno dos métodos da Máfia — organização secreta e ilegal, sempre apoiada em métodos brutais e exemplares para punir refratários e traidores de um código de honra e fidelidade que deveria ser estritamente cumprido.


Por mais brutais, cruéis, frios e calculistas, os personagens retratados por Scorsese não perdem a aura de humanidade garantida pela própria visão de mundo ítalo-católica do diretor. São indivíduos apenas, possuidores de defeitos e qualidades, tão racionais quanto apaixonados ou perdidamente emotivos. Cruéis e precisos nas relações “profissionais”, nada impede que se apresentem na esfera privada como gente comum, pais amorosos e atenciosos no cuidado devotado aos filhos a quem sinceramente desejam o melhor. Agem como cowboys dos tempos da fronteira aberta e se baseiam no individualismo à toda prova como valor supremo. Certamente estão, à sua maneira, guiados pelo mito estadunidense da terra das oportunidades, aqui presente em sua face ilícita, cruel, efêmera e ilusória.


Ginger McKenna (Sharon Stone) e Sam "Ace" Rothstein (Robert De Niro)


Além da tarimba de Scorsese, do roteiro complexo de Pileggi e do talento dos atores, Cassino tem ponto alto nos movimentos de câmeras ágeis, das mais detalhistas. As objetivas deslizam com incrível rapidez e desenvoltura por todos os cantos do Tangiers. Não deixam campos descobertos. São precisas e agudas como os olhos de Rothstein, uma águia atenta em cujos domínios nada parece escapar ao controle.


Sam "Ace" Rothstein (Robert De Niro)

  
Nas interpretações, De Niro — tão bom de filme para filme — nem surpreende mais. Assim, melhor atenção pode ser dispensada aos outros componentes do elenco, particularmente o arrasador Joe Pesci. Mas quem surpreende mesmo é Sharon Stone, finalmente vitoriosa na tentativa de provar talento maior que o exigido para o cruzamento de pernas mais revelador do cinema em Instinto selvagem (Basic instinct, 1991), de Paul Verhoeven. A atormentada Ginger McKenna a catapultou ao patamar das atrizes renomadas. É presença forte e impactante, mesmo aparecendo menos do que deveria. O desempenho lhe valeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Dramática de 1996 e a indicou ao Oscar de Melhor Atriz, finalmente conquistado por Susan Sarandon em Os últimos passos de um homem (Dead man walking, 1995), de Tim Robbins.


Os títulos de abertura de Cassino são de Saul Bass, um dos profissionais mais competentes do setor, há muito sem oportunidades de demonstrar talento, ao menos com um trabalho merecedor de destaque como a realização de Scorsese.





Direção de fotografia (Technicolor): Robert Richardson. Roteiro: Nicholas Pileggi, Martin Scorsese, com base em livro de Nicholas Pileggi. Produção de elenco: Ellen Lewis. Títulos de abertura: Saul Bass. Desenho de produção: Dante Ferreti. Figurinos: Rita Ryack, John Dunn. Decoração: Rick Simpson. Direção de arte: Jack G. Taylor Jr. Efeitos especiais de maquiagem: Douglas Noe (não creditado), Wayne Toth (não creditado), Ken Diaz. Maquiagem: Jo-Anne Smith-Ojeil, René Dashiell Kerby (não creditada), Annie Dobb (não creditado), Kim Donohue (segunda unidade/não creditada), Rob Hinderstein. Montagem: Thelma Schoonmaker. Penteados de Sharon Stone: Paul Le Blanc, Tricia Sawyer. Penteados e maquiagem de Joe Pesci: James Sarzotti. Penteados e maquiagem de Robert De Niro: Iona Herman. Penteados: Mona Orr, Peter Tothpal, Alicia M. Tripi. Produção associada: Joseph Reidy. Gerente de unidade de produção: Georgia Kacandes. Supervisão da pós-produção: Brad Goodman, Seth I. Shire. Assistente de direção: Jonathan Starch (não creditado). Direção da segunda unidade: Phil Marco. Estagiário do Directors Guild of America: Christopher Surgent. Primeiro assistente de direção: Joseph P. Reidy. Segundos assistentes de direção: Michael Greenwood, Scott Harris, Bob Wagner, Darin Rivetti (não creditado). Assistentes de contrarregra: Gary F. Kieldrup, Michael Ross, Cathy Scorsese, Allen P. Tallman. Assistente do escritório de construções: Gilda Longoria (não creditada). Liderança do planejamento do set: Hugo Santiago (não creditado). Camareiros: Omar Abderrahman, Angelo Moreno, Seyton Pooley, John A. Scott III, David Snodgrass. Capataz de construções: Alan Allinger, Jerry Luthart. Carpintaria: Wendell A. Bud Hill II. Chefe de pessoal do Departamento de Arte: Mike Higelmire. Construções: James Highgate (não creditado). Contrarrega: Dennis J. Parrish, John Duncan (não creditado), Michael W. Moore (não creditado). Coordenação do departamento de arte: A. Todd Holland. Coordenador de construções: Rodney Armanino. Mecânico: Baird Caswell. Pintura: Bill Darrow, Dale Haugo. Planejamento do set: Daniel Ross, Steven Schwartz. Supervisão de sinalização: Paul A. Minitello. Aprendizes da edição de som: Kimberly R. McCord, Sean Huff. Assistentes da edição de som: Chris Fielder, Julie Lindner. Consultor de som stereo pela DTS: Jeff Levison. Edição de diálogos: Dan Korintus, Jeffrey Stern, Sylvia Menno, Eliza Paley. Edição de ruídos de sala: Frank Kern, Steven Visscher. Edição de som: Annette Kudrak, Daniel Payton (não creditado), Eugene Gearty, Lewis Goldstein, Glenfield Payne, Marissa Littlefield. Engenheiro de som: David Boulton. Gerente da estação sonora: Robert Fernandez. Gravação de efeitos especiais: Benjamin Cheah, Blake Leyh. Mixagem da regravação de som: Tom Fleischman, Reilly Steele (adicional). Mixagem de som: Charles M. Wilborn. Operador de boom: Christopher Ramsey. Ruídos de sala: Kam Chan, Marko A. Costanzo, Stuart Stanley (não creditado). Supervisão da edição de som: Lee Lemont (não creditado), Skip Lievsay. Supervisão de diálogos: Fred Rosenberg. Supervisão de ruídos de sala: Bruce Pross. Técnico de som: John G. Atkinson. Assistentes de efeitos especiais: Chuck E. Stewart, Parry Willard, Robert G. Willard. Coordenação de efeitos especiais: Paul J. Lombardi. Efeitos especiais de maquiagem: Wayne Toth (não creditado). Efeitos especiais: Terry Erickson (não creditado). Escultor: Evan Campbell (não creditado). Técnico de efeitos especiais: Scott Garcia. Assistente de câmera de efeitos visuais: Rich McKay (não creditado). Chefe de arte matte digital: Christopher Evans. Edição de efeitos: Martin Matzinger. Efeitos de animação: Michael Ventresco. Efeitos óticos pela Image FX: Harry Walton (não creditado). Executivo no cargo de produtor pela Mate World Digital: Krystyna Demkowicz. Fotografia matte: Cameron Noble. Modelagem tridimensional: Ben Barron. Optical lineup: Clayton R. Marsh. Produção executiva de efeitos visuais pela The Post Group: Mark Franco (não creditado). Representação arquitetônica tridimensional: Morgan Trotter. Supervisão de composição digital: Paul Rivera. Supervisão de efeitos visuais: Craig Barron. Supervisão de efeitos óticos: John Alagna. Coordenação de dublês: Daniel W. Barringer, Doug Coleman. Dublês: Greg Anderson, Rick Avery, Richard L. Blackwell, Dan Bradley, Liza Sweeney, Max Daniels, J. Mark Donaldson, Christopher Doyle, Bob Elmore, Donna Evans, Gary Guercio, Dick Hancock, Loren Janes, Billy Judkins, Steven Lambert, Bob Marrocco, Peter McKernan, John Polce, Mario Roberts, J.P. Romano, John Sarvis, Rick Sawaya, Rick Shuster, Paul Sklar, James Turner, Dirk Vahle, Jack Verbois, Dick Warlock, George P. Wilbur, Jim Wilkey, Mike Gunther, Eddie Matthews. Assistente de eletricistas: Mark D. Hadland. Assistentes de câmera: William A. Blaydes, Chris Centrella, Steve Craft, M. Todd Henry, Dean M. King, Jerry Lane, Hugh McCallum, Todd McMullen, David L. Merrill, Nathan Miller, Paul Plannette, Robert A. Preston, Bill Summers, Donald E. Thorin Jr. Assistentes de steadicam: Colin Anderson, Ted Chu, Henry Tirl. Cabos elétricos: Kim K. Kono, Dickinson H. Luke, Michael A. Mendez, Victor Svimonoff, Brian Tilden. Direção de fotografia da segunda unidade: Philip Pfeiffer, Newton Thomas Sigel. Eletricista-chefe: Ian R. Kincaid. Eletricistas: Reynaldo Barrera, Khan Griffith, Cindy Lagerstrom, John R. Manocchia, Tony Varuola, Tim 'Spanky' Redsull (não creditado). Fotografia de cena: Phillip V. Caruso, Randy Nolen (não creditado). Operador de câmera pela SpaceCam: Ron Goodman (não creditado). Operador de câmera: Daniel C. Gold. Operador de vídeo: Dan Moore (não creditado). Operador geral da eletricidade: David Teasley. Operadores de steadicam: Garrett Brown, Chris Haarhoff, James M. Muro. Supervisão de vídeo: Richard Allen Whitfield. Produção associada de elenco: Ray Favero. Assistente de produção de elenco: Heather McCurdy. Confecção de figurinos no set: Jon Boyden, Valerie T. O'Brien. Confecção de figurinos: Danna Edwards, Oda Groeschel (p/ Sharon Stone), Nancy McArdle, Kenn Smiley. Assistentes de figurinista: Maggie Morgan, Debra Tennenbaum. Assistente para figurinista: Monique Marie Long (não creditado). Aprendiz de montagem: Beatrice Sisul. Assistente de montagem pela Lightworks: Scott Brock. Assistente de montagem: Glenn Allen (não creditado). Associado à montagem: James Y. Kwei. Corte do negativo: Mo Henry. Montagem adicional: Pasquale Buba. Primeiro assistente de montagem: Joel Hirsch. Segundo assistente de montagem: Thomas Foligno. Uniformização de cor: Bob Kaiser. Gerente de locações: Michael J. Burmeister. Assistente da gerência de locações: Ralph Coleman. Assistente de locações: Maggie Mancuso. Edição musical: Bobby Mackston. Assistente de edição musical: Todd Milner. Consultoria musical: Robbie Robertson. Assistente de produção do carro de filmagem: Brian Stransky (não creditado). Assistente do carro de filmagens: Kim Houser. Capitão de transportes: Ardie McLaughlin. Cocapitães de transportes: Buddy Hunter, Danny Routhicaux. Coordenação de transportes: Dan Anglin. Coordenação do carro de filmagem: Joshua Hancock. Motoristas: Glenn E. Anderson, Claudia Anglin, Al Bartoli, Duard Wayne Binkley, John A. Brubaker, Jack R. Campbell, Bobby 'McCarran' Carter, Michael J. Carter, William C. Carter, Richard K. Conboy, Richard B. Darling, William P. Davis, Mike Doyle, Ralph 'Brad' Draper, Casey Patrick Dugan, Sean Dugen, Everett E. Everett, Bill Gray, Virgil E. Griffith, John G. Guay, Donald S. Harback, Jerry Knight, Angel Marquez, Kristin Marshall, Dennis L. McLaughlin, John P. Nardone, J. Gregory Orr, Sandra Powell, Charles Ramirez, Ted Reed, Troy Tomerlin, Roger Wooge, Anthony Zahn Jr. Assistente da contabilidade: Victoria A. Zamora (não creditado). Assistente da coordenação de produção: Nicole M. Carelli. Assistente da coordenação de produção: Susan Stone. Assistentes para Barbara De Fina: Sheila Conneen, Wendy Sax. Assistente para Joe Pesci: Elizabeth A. Morin. Assistentes para Martin Scorsese: Margaret Bodde, Perry Santos (não creditado), Kim Sockwell (não creditado). Assistente para Robert De Niro: Robin Chambers. Assistentes para Sharon Stone: Kristine Harlan (não creditado), Kristin Marshall, Paulette Pierotti. Assistentes de contabilidade: Kelli Gillam, Cheryl Kurk, Morgan M. Miles, Stephanie Rose, Todd Sampson. Assistentes de produção: Frank Ciota, Jason Goedeker, Alfonso Gomez-Rejon, George Joseph Gordon, Kevin Kolovich, Spanky Lofland, Howard Carey, Tobia Minckler, Cory C. Myler, Douglas Owens, Marianne Franco, John R. Saunders, Matthew Warren, Tony Barbagiovanni (não creditado), Madeline S. McEneney (não creditado), Robin Whittaker (não creditado). Consultoria técnica: Sonny D'Angelo (não creditado), Frank Cullotta, Murray Ehrenberg, Marty Jacobs, John Manca. Contabilidade da pós-produção: Nadine F. Wilson. Contabilidade de construções: Michael Morgenthal (não creditado). Contabilidade: Dixie D. Walker. Continuidade: Karen Golden. Coordenação da produção: Kathleen M. Courtney. Coordenação de tomadas aéreas: Peter McKernan (não creditado). Desenhos técnicos: Brett Kramer, Gary Kramer. Ensaiador de Robert De Niro: Dan Harvey. Fornecimento de alimentação: Gary Ferraro (não creditado). Gerente adicional de locações: James M. Morris. Marcação de cenas: Rosie Heeter (não creditado). Pesquisador na videoteca: Deborah Ricketts. Planejamento de títulos de apresentação: Elaine Bass, Saul Bass. Primeiros socorros: Donna L. Armstrong. Projecionista: Paul Mayer. Publicidade: Dianne E. Collins. Relações para locações: Tim Leary Swan. Secretária da produção: Braden Kuhlman. Suporte de substituição automática de som: Dominic Marcus (não creditado). Companhias de efeitos especiais: The Effects House, KNB EFX Group, Matte World Digital. Companhia de fornecimento de alimentação: For Stars Catering. Companhia de produção de elenco extra: Marilee Lear Casting. Companhia de transportes: Avon Studio Transport. Distribuição da trilha musical: MCA Soundtracks. Empresa de casting: Creative Casting. Estúdio de regravação de som: Sound One Corporation. Estúdio de transferência de vídeo: Digital Video Compression Center. Estúdio de gravação de ruídos de sala: C-5. Estúdio de produção de créditos: Paul Martin Films. Facilidades para substituição automática de som: Oakdale Post Áudio. Firma de publicidade: M/S Billings Publicity Ltd. Fornecimento de joias: Bulgari, Enotria Imports, Enotria Imports. Laboratório de pós produção de som: Dolby Laboratories. Principal empresa de efeitos óticos: Cinema Research. Sistema de ajuste de cor: Technicolor. Sistema de mixagem de som: DTS-Stereo/DTS. Tempo de exibição: 178 minutos.


(José Eugenio Guimarães, 1996)