domingo, 27 de maio de 2018

NADA SOBRA PARA RONALD REAGAN COM BARBARA STANWYCK NO WESTERN

Como geralmente acontecia nos westerns, Barbara Stanwyck dispensou dublês e realizou praticamente todas as arrojadas façanhas exigidas para a determinada personagem Sierra Nevada Jones. Recentemente chegada do Texas às áreas abertas à colonização do território de Montana, ela comprova que é “homem com ‘M' maiúsculo”. Enfrenta em pé de igualdade o especulador fundiário Tom McCord (Gene Evans), pistoleiros e índios belicosos. Não para menos mereceu o respeito e a homenagem dos Pés Pretos contratados para a figuração: fizeram-na irmã de sangue e membro honorário da tribo ao batizá-la como “Princesa Vitoriosa”. Pior para Ronald Reagan em desempenho mais apagado que o habitual. No papel de Farrell, o futuro Presidente dos Estados Unidos foi relegado ao posto de mero coadjuvante das proezas de Sierra Nevada Jones. Tentou ampliar as dimensões do personagem junto à produção, mas estava escrito que Montana, terra do ódio (Cattle queen of Montana, 1954) seria um filme de cowgirl e não de cowboy. É o terceiro dos dez títulos de baixo orçamento assinados pelo lendário pioneiro Allan Dwan, durante os anos 50, para o produtor Benedict Bogeaus. Trata de colonização, relações de índios com brancos, vingança e especulação fundiária. Tem por atrativos o desempenho de Stanwyck, a direção de fotografia de John Alton e os exuberantes cenários naturais do Glacier National Park. Infelizmente, é produção de rotina que pouco acrescenta à trajetória de um cineasta com história e filmes dignos de conhecimento. Oficialmente, segundo o Internet Movie Database (IMDb), dirigiu pouco mais de quatrocentos títulos entre 1911 a 1961. Porém, há estudiosos que lhe atribuem outros mil, atualmente impossíveis de serem localizados e convenientemente registrados. Os atentos apreciadores da saga de Marty McFly (Michael J. Fox) em De volta para o futuro (Back to the future, 1985), de Robert Zemeckis, certamente se lembrarão da referência a Cattle queen of Montana.






Montana, terra do ódio

Cattle queen of Montana

Direção:
Allan Dwan
Produção:
Benedict Bogeaus
RKO Radio Pictures, Benedict Bogeaus Production, Filmcrest Productions
EUA — 1954
Elenco:
Barbara Stanwyck, Ronald Reagan, Gene Evans, Lance Fuller, Anthony Caruso, Jack Elam, Yvette Duguay, Morris Ankrum, Chubby Johnson, Myron Healey, Rodd Redwing, Paul Birch, Byron Foulger e os não creditados Burt Mustin, Dorothy Andre, Bob Burrows, Wayne Burson, John Cason, Bill Coontz, Glenn Strange, Danny Fisher, Roy Gordon, Jonathan Hale, Betty Hanna, Riza Royce, Ralph Sanford, Tom Steele, Harry Tyler, Bob Woodward.



Barbara Stanwyck - caracterizada como Sierra Nevada Jones - e o diretor Allan Dwan
Bastidores de Montana, terra do ódio



Atualmente pouco se fala do lendário Allan Dwan. A ele o Internet Movie Database (IMDb) credita pouco mais de 400 títulos realizados de 1911 a 1961. Porém, esse número pode ser bem mais elevado segundo historiadores, algo em torno dos incríveis 1400. Acredita-se que Dwan tenha iniciado a carreira em 1909, ou antes, quando pouca preocupação havia com preservação e registros acurados. Muitos de seus trabalhos estão definitivamente perdidos ou lançados na conta da autoria desconhecida. Remetem a um período de filmagens apressadas e aos borbotões. Os produtos eram imediatamente consumidos em feiras, circos, igrejas, teatros de variedades, bares e cafés. Pela listagem do IMDb, 263 curtas de um ou dois rolos são atribuídos ao cineasta nos três primeiros anos oficialmente reconhecidos da carreira.


Em 1914, com The unwelcome Mrs. Hatch, Dwan adere às produções de maior fôlego. Eclético, realiza dramas, comédias e aventuras diversas. Ganha a confiança de atores e atrizes da era embrionária do star system: Donald Crisp, Mary Pickford, Dorothy e Lillian Gish, Douglas Fairbanks, Norma Talmadge, Marion Davis, Wallace Beery, Monte Blue etc. Atinge o auge na década seguinte. Faz Robin Hood (Robin Hood, 1922) com Fairbanks, e Zaza (1923) para Gloria Swanson — de quem se torna diretor preferido. Formam parceria em A society scandal (1924), Manhandled (1924), Her love story (1924), Wages of virtue (1924), Folia (The coast of folly, 1925) e Este mundo é um teatro (Stage struck, 1925). Lança em 1927 o bem sucedido Titanic (East side, West side). Passa sem problemas ao cinema sonoro: O triunfo (The big noise, 1928), O máscara de ferro (The iron mask, 1929) com Fairbanks e Que viúva! (What a window!, 1930) com Swanson. Reconstitui a trajetória de Wyatt Earp (Randolph Scott) em A lei da fronteira (Frontier Marshal, 1939); permite um dos mais sinceros desempenhos a John Wayne no drama de guerra Iwo Jima – O portal da glória (Sands of Iwo Jima, 1949). Os anos 50 o encontram em franca atividade: dirige quase 20 títulos, sobretudo westerns, até o encerramento da carreira em 1961.


Ronald Reagan e Barbara Stanwyck nos papéis de Farrell e Sierra Nevada Jones

O especulador Tom McCord (Gene Evans) e o aliado ocasional Natchakoa (Anthony Caruso)


Montana, terra do ódio é a terceira das dez realizações de baixo orçamento assinadas por Dwan para o produtor Benedict Bogeaus. As demais são: Homens indomáveis (Silver Lode, 1954), Sob a lei da chibata (Passion, 1954), Selvas indomáveis (Escape to Burma, 1955), A sereia dos Mares do Sul (Pearl of the South Pacific, 1955), A audácia é a minha lei (Tennessee's partner, 1955), O poder do ódio (Slightly Scarlet, 1956), Matar para viver (The river's edge, 1957), O maior ódio de um homem (Enchanted island, 1958) e O mais perigoso dos homens (Most dangerous man alive, 1961).


O título em apreço é western frouxo, conduzido com displicência; um dos piores de Allan Dwan. O interesse é garantido pelo desempenho de Barbara Stanwyck no papel de Sierra Nevada Jones. É uma cowgirl para homem algum apontar defeito. Está determinada a vingar a morte do pai Pop Jones (Ankrum) além de recuperar o gado e o domínio rural que lhe foram tomados. Tem por oponente o grande proprietário e criador Tom McCord (Evans), especulador com pretensões de se apossar de vastas áreas abertas à colonização em Montana. A ação transcorre em 1888, um ano antes de o território passar à condição de estado da União.


Pop Jones (Morris Ankrum) e a filha Sierra Nevada Jones (Barbara Stanwyck)


Sierra Nevada Jones é uma das várias personagens fortes e aguerridas cultivadas por Stanwyck em westerns, principalmente nos anos 50. Há muito a atriz consolidava reputação em papéis similares: Mollie Monahan — Aliança de aço (Union Pacific, 1939), de Cecil B. De Mille; Lily Bishop — Califórnia (California, 1947), de John Farrow; Vance Jeffords — Almas em fúria (The Furies, 1950), de Anthony Mann; Martha Wilkison — Um pecado em cada alma (The violent men, 1954), de Rudolph Maté; Kit Banion — Até a última bala (The maverick Queen, 1956), de Joseph Kane; Cora Sutliff — Vingança no coração (Trooper Hook, 1957), de Charles Marquis Warren; Jessica Drummond — Dragões da violência (Forty guns, 1957), de Samuel Fuller e, entre outros, a inesquecível Victoria Barkley dos 112 episódios da telessérie The Big Valley[1], dos anos 60.


Em seu esforço verídico de atuação, com a costumeira dispensa de dublês, Stanwyck, aos 46 anos, cavalgou, saltou, correu, lutou e laçou. Desempenhou pessoalmente as façanhas que lhe exigiam destreza física. Por isso, angariou o respeito e admiração dos índios Pés Pretos contratados como figurantes. Foi honrada com a elevação à condição de irmã de sangue ou membro honorário da tribo. Recebeu a alcunha de “Princesa Vitoriosa” ou algo parecido.


A trama, roteirizada por Robert Blees e Howard Estabrook a partir de história de Thomas W. Blackburn, lança Sierra Nevada Jones contra os interesses monopolistas de Tom McCord e no centro dos conflitos internos dos Pés Pretos em decorrência da disputa pelo poder travada pelos irmãos Colorados (Fuller) — conciliador, favorável à aproximação cultural com os brancos — e Natchakoa (Caruso) — reafirmador da tradição guerreira, no momento aliado a McCord em troca de armas e bebida. A situação se complica, inclusive no plano amoroso, com a intervenção de Farrell (Reagan). De início é capataz de Tom McCord e contrário aos interesses da mocinha.


Colorados (Lance Fuller)

Natchakoa (Anthony Caruso)


Sierra Nevada, o pai e o auxiliar Nat Collins (Johnson) despenderam sete meses numa jornada do Texas às terras conquistadas em Montana. Chegaram ao destino com pouco tempo para legalizar a posse. Trouxeram cerca de mil cabeças de gado. Na primeira noite passada no domínio, tiveram o rebanho estourado por Natchakoa e incorporado à propriedade de McCord. Durante o tumulto, Pop Jones morreu. Feridos, Sierra Nevada e Nat recebem o inesperado auxílio e cuidados médicos de Colorados. São levados ao acampamento da tribo, apesar dos veementes protestos do irmão belicoso e desconfiança inicial do velho chefe (Strange) como dos convalescentes. Colorados tem formação universitária. Pretende incorporar sua gente aos valores dos brancos. Ganha a confiança de Sierra Nevada. Auxilia-a nos planos de recuperação das perdas. No entanto, pode ser tarde. Após o estouro da boiada, os papéis de legitimação da propriedade, encontrados junto ao corpo de Pop Jones, passaram às mãos de McCord. Agora, as terras estão incorporadas aos domínios do especulador. Inconformada, Sierra Nevada abre luta por justiça. Recebe a ajuda inesperada e pouco desinteressada de Farrell. No prosseguimento das contendas o fiel Nat Collins é assassinado.


Farrell (Ronald Reagan) e Sierra Nevada Jones (Barbara Stanwyck)

Ralph Sanford como lojista e Barbara Stanwyck no papel de Sierra Nevada Jones


Além da enérgica atuação de Barbara Stanwyck, outras boas qualidades de Montana, terra do ódio decorrem dos majestosos cenários naturais do Glacier National Park — vivamente captados pela direção de fotografia do expert John Alton. Tanta paisagem verde — rica em cursos d’água, árvores e vegetação arbustiva — parece até nota estranha a um western. O gênero é geralmente ambientado em meio às pradarias secas, dominadas por areia e rocha, castigadas por vento, sol e poeira. As poucas internas e o conjunto urbano se devem ao Iverson Ranch de Chatsworth, Los Angeles, e parque cenográfico conjuntamente administrado pela Columbia e Warner Brothers em Burbank.


Yost (Jack Elam), Farrell (Ronald Reagan) e Tom McCord (Gene Evans)

  
A história não empolga. Allan Dwan não estava em seus melhores dias. Falta agilidade à trama. Os planos são corriqueiros; as caracterizações, sofríveis. Glenn Strange oferece desempenho lamentavelmente estereotipado como o velho chefe dos Pés Pretos. A estampa de Lance Fuller, o Colorados, é simplesmente inacreditável. Pior é Ronald Reagan, visivelmente contrariado e desinteressado — condição agravada por sua conhecida limitação na atuação. De início, o papel de Farrell seria de Robert Mitchum — que desistiu por discordar do roteiro. O futuro presidente dos Estados Unidos o substituiu. Acreditava que seria atendido nas ponderações em prol da alteração do desenho do personagem, francamente subalterno diante da predominância da Sierra Nevada. Como não foram consideradas, Reagan ficou relegado à condição de quase coadjuvante de Barbara Stanwyck. Desinteressou-se e sequer representou com o mínimo de credibilidade. A direção também não se esforçou para contornar a apatia. Anthony Caruso faz um bom Natchakoa. Infelizmente, qual Barbara Stanwyck, não tem alguém à altura para contracenar. Yvette Duguay é mal aproveitada como a ciumenta e caprichosa Estrela de Fogo, frustrado interesse amoroso de Colorados. Opta pela traição e paga com a vida. O índio bonzinho e — convenhamos — subserviente vivido por Lance Fuller chega solitário ao final. Ao menos será o chefe da tribo.


De volta para o futuro (Back to the future, 1985), de Robert Zemeckis
O personagem Marty McFly (Michael J. Fox) em 1955 na cidade de Hill Valley


Uma curiosidade: em De volta para o futuro (Back to the future, 1985), de Robert Zemeckis, o filme em exibição no Cine Essex do passado da cidade de Hill Valley é Cattle queen of Montana.





Roteiro: Robert Blees, Howard Estabrook, com base em história de Thomas W. Blackburn. Música: Louis Forbes, Howard Jackson (não creditado), William Lava (não creditado). Direção de fotografia (Technicolor): John Alton. Montagem: Carlo Lodato. Supervisão da montagem: James Leicester. Direção de arte: Van Nest Polglase. Decoração: John Sturtevant. Figurinos: Gwen Wakeling (não creditada). Supervisão da produção: Lee Lukather. Assistente de direção: Nathan Barragar. Som: Francis M. Sarver. Dublês (não creditado): Bob Burrows, Wayne Burson, John Cason, Danny Fisher, Tom Steele, Bob Woodward. Apresentação: Benedict Bogeaus. Agradecimentos especiais à: Montana Film Office. Estúdio de mixagem de som: RCA Sound Recording. Tempo de exibição: 88 minutos.


(José Eugenio Guimarães, 2016)



[1] Os 112 episódios foram distribuídos por quatro temporadas. É produção da Levy-Gardner-Laven, Four Star Television e Margate. Originalmente foi exibida pelo canal ABC — American Broadcasting Company — de 15 de setembro de 1965 a 19 de maio de 1969.