A perseguição do Comitê de Investigação de Atividades
Antiamericanas marcou para sempre a carreira de Robert Rossen. Autor inovador, chamou
a atenção com roteiros socialmente comprometidos ao longo dos anos 30.
Lançou-se na direção em 1947 com Dama, valete e rei (Johnny
O'Clock) seguido, no mesmo ano, por Corpo e alma (Body
and soul), obra referencial sobre as promíscuas relações do boxe com o
submundo da criminalidade. Já estava visado pela extrema direita estadunidense,
reunida em torno do senador Joseph McCarthy, quando denunciou a corrupção no
sistema político-eleitoral do país com o corajoso A grande ilusão (All
the king's men), de 1949. A partir daí as perseguições se acirraram.
Convocado a depor perante o Comitê, recusou a exortação para se retratar e
denunciar companheiros. Impedido de exercer a profissão, resistiu às pressões
por aproximados três anos. Voltou atrás em 1953: admitiu pertencimento ao
Partido Comunista e delatou 50 supostos membros da agremiação. Retornou ao
cinema, mas as consequências morais e sociais da delação o abalaram para
sempre. Tentará expiar o peso da culpa nos filmes que realizará a partir de
1956, notadamente em Heróis de barro (They
came to Cordura, 1959), no qual se projeta no personagem do Major
Thomas Thorn (Gary Cooper). O oficial, marcado como covarde, tem a paradoxal missão
de acompanhar combates e eleger os soldados merecedores às condecorações por
bravura e heroísmo. A apreciação a seguir, de 1987, passou por revisão em 1994.
Heróis de barro
They came to Cordura
Direção:
Robert Rossen
Produção:
William Goetz
Columbia Pictures Corporation,
Goetz-Baroda Production
EUA — 1959
Elenco:
Gary
Cooper, Van Heflin, Rita Hayworth, Tab Hunter, Richard Conte, Michael Callan,
Dick York, Robert Keith, Carlos Romero, James “Jim” Bannon, Edward Platt,
Maurice Jara, Sam Buffington, Arthur Hanson e os não creditados Clem Fuller,
Wendell Hoyt.
O diretor Robert Rossen e a atriz Rita Hayworth - intérprete de Adelaide Geary - nos bastidores das filmagens de Heróis de barro |
Robert Rossen[1]
faleceu precocemente aos 58 anos, em 1966. Entrou para o cinema em 1936, no
quadro de roteiristas da Warner Brothers. Tornou-se autor de guiões corajosos e
originais, politicamente engajados à esquerda, tendo em vista os conformistas padrões
estadunidenses. Conquistou imediata e desconfortável notoriedade, agravada pela
filiação ao Partido Comunista e realização de A grande ilusão (All
the king’s men, 1949), no qual abordou a corrupção político-eleitoral.
Foi uma das primeiras personalidades do cinema a cair na rede da intolerância e
do oportunismo instalada em 1947 pela histeria da “caça às bruxas” promovida
pela extrema direita.
Dentre os
roteiros de Rossen, filmados por outros diretores, destacam-se: Mulher
marcada (Marked woman, 1937) e Vítimas do terror (Racket
busters, 1938), de Lloyd Bacon; Heróis esquecidos (The
roaring twenties, 1939), de Raoul Walsh; Dust be my destiny
(1939), de Lewis Seiler; Quando a noite cai (Out
of the fog, 1941), de Anatole Litvak; Esquecer, nunca (They
won’t forget, 1937), de Mervyn Le Roy; e O lobo do mar (The
sea wolf, 1941), de Michael Curtiz. Teve três títulos levados à tela
por Lewis Milestone: Revolta (Edge of darkness, 1943), Um
passeio ao sol (A walk in the Sun, 1946) — um dos
melhores filmes de guerra — e O tempo não apaga (The
strange love of Matha Ivers, 1946). Colaborou sem receber crédito no
roteiro de O tesouro de Sierra Madre (The treasure of Sierra Madre, 1947),
de John Huston.
Adelaide Geary (Rita Hayworth) e o Major Thomas Thorn (Gary Cooper) |
Estreou na
direção em 1947, quando começava seu tormento político. Não obstante, realizou
dois filmes nesse ano: Dama, valete e rei (Johnny
O’Clock) seguido de Corpo e alma (Body and soul) — obra mestra
dos filmes sobre o boxe. Infelizmente, a “caça às bruxas” truncará
consideravelmente uma carreira com potencial para se consolidar como uma das
mais poderosas do cinema dos Estados Unidos.
Desde que Jack Warner o delatou ao Comitê
de Investigação de Atividades Antiamericanas, em outubro de 1947, Rossen —
segundo Olivier-René Veillon — se transformou em “vítima privilegiada da 'caça
às bruxas', ainda mais porque a classe política estadunidense jamais o perdoou
por A
grande ilusão”[2]
— realizado dois anos depois — e, para arrepio de muitos, premiado com o Oscar
de Melhor Filme. Os inquisidores, provavelmente, miraram mais o cineasta
provocador na exposição das mazelas do sistema do que o membro do Partido
Comunista, do qual se desligou em 1945[3].
O Comitê descarrega sobre o cineasta toda a fúria e vileza. “Foi perseguido
pela suspeita, pelo ódio e pelo ressentimento, tendo dirigido suas obras
principais no maior desconforto profissional, obrigado a se justificar e a
aceitar as humilhações públicas e os desancamentos da crítica”[4].
A repercussão de A grande ilusão leva o
Comitê a reconvocar Rossen em 1951, quando concluía seu quarto filme, Touros
bravos (The brave bulls). No depoimento, em 25 de junho, os
inquisidores exigem a delação pública de companheiros filiados ao Partido
Comunista. Rossen resiste à pressão, apoiado nas Primeira e Quinta emendas da
Constituição. Torna-se blacklisted.
Com o direito de exercer a profissão cassado, fica três anos sem filmar. A
resistência se esgota em 1953. Solicita audiência especial, na qual admite
filiação à agremiação e denuncia 50 nomes[5].
Por mais que o Comitê soubesse com
antecedência das identidades de todos os delatados, tal não ameniza a situação.
A delação estigmatiza dolorosamente quem a pratica. Pesa como a mais cruel das
maldições. Às acusações de terceiros se soma o peso da própria consciência
culpada. O delator, internamente, é um ser torturado em busca de alívio e
expiação. A sensação de pusilanimidade perseguirá o cineasta pelo resto da
vida. Fragilizado, retorna ao cinema em 1956, afastado do universo que o atraía:
o mundo das pessoas comuns, dos temas e embates contemporâneos. Refugia-se nas
páginas remotas da História e realiza o épico Alexandre, o Grande (Alexander
the Great), sobre personagem que, parecendo seguir orientações dos
deuses ou do destino, não se oprime por dramas de consciência. No ano seguinte
dirige Ilha nos trópicos (Island in the Sun, 1957), mistura
potencialmente explosiva de racismo e colonialismo. Os resultados são chochos. A
peça não diz a que veio e se torna uma das realizações cinematográficas mais
frustrantes de todos os tempos. Nega cabalmente a norma que, segundo Veillon,
estrutura racionalmente a obra do diretor: "Um filme deve levar ao extremo
as situações portadoras das contradições mais sensíveis, para que estas revelem
suas tensões e a verdade íntima que encerram. Seus personagens vão até o fim de
sua lógica, de sua cegueira, que é a sua lucidez, a nossa lucidez”[6].
Adelaide Geary (Rita Hayworth) e o Major Thomas Thorn (Gary Cooper) |
Dois anos após Ilha nos trópicos vem Heróis
de barro, outro filme de posição, desenvolvido sobre roteiro escrito em
parceria com Ivan Moffat a partir de novela de Glendon Swarthout. A ação se desenrola
em 1916, no contexto das consequências da incursão dos revolucionários de
Pancho Villa aos Estados Unidos em 8 de março, quando atacaram a localidade de
Columbus, Novo México, vitimando militares e civis. Em represália, a Cavalaria
dos EUA invade o México com a intenção de capturar o líder revolucionário. Gary
Cooper interpreta o Major Thomas Thorn, caído em desgraça pela acusação de covardia
perante o inimigo: foi encontrado escondido em uma vala durante o ataque. Punido,
é deslocado para a retaguarda e investido no pouco gratificante posto de
Oficial de Mérito. A situação é paradoxal: um militar execrado como covarde
recebe a função de observar os combates e indicar os soldados merecedores da
condecoração por bravura e heroísmo.
O papel de Cooper diz tudo. É referência
ou espelho que permite ao diretor dialogar com o desconfortável peso do próprio
passado recente. O cineasta, estigmatizado como traidor, delator e covarde
devido à postura assumida perante o Comitê, expia-se na figura do
desprestigiado Major Thomas Thorn vivendo no limite de suas próprias
contradições. Heróis de barro faz jus, plenamente, à norma que, segundo
Veillon, estrutura racionalmente os filmes de Rossen. Corajosamente o diretor se
transforma em personagem de si mesmo. Por meio de Thomas Thorn procura extrair
do lodaçal moral no qual se lançou interpretações lúcidas para palavras
carregadas de valor como “coragem”, “covardia” e “heroísmo”. Pergunta: esses
termos, em seus significados, são absolutos ou só fazem sentido quando se consideram
as circunstâncias vividas? De outras maneiras: o que é um homem? É uma
abstração? Ou somatório de um conjunto de fatores que possibilitam variadas
atuações em situações as mais diferentes? Quais as qualidades extraordinárias
de um herói? O herói é extraordinário? No extremo oposto, o que é um covarde?
Esse é menos homem que aquele? Herói e covarde são instâncias absolutas ou
intercambiáveis — mais condizentes com a plasticidade e flexibilidade dos
homens?
John Chawk (Van Heflin), Adelaide Geary (Rita Hayworth) e Thomas Thorn (Gary Cooper) |
Thorn se atormenta
com essas interrogações ao longo da missão aparentemente sem importância que
chefia e justifica o título original do filme, They came to Cordura. Ele
deverá conduzir a Cordura, Texas, sãos e salvos, os soldados Wilbur
Renziehausen (York) e Andrew Hetherington (Callan), o Tenente William Fowle
(Hunter), o Sargento John Chawk (Heflin) e o Cabo Milo Trubee (Conte),
reconhecidos por bravura em combate e indicados à Medalha de Honra do
Congresso. Uma ofensiva desencadeada sem lógica alguma, segundo os critérios
definidores da estratégia militar, determinou as circunstâncias que os transformaram
em heróis. Os
villistas de Arreaga (Romero), entrincheirados na hacienda de Ojos Azules, estavam balística e numericamente
inferiorizados. No calor da batalha alguns soldados estadunidenses demonstraram
capacidade de iniciativa. Valeram-se da intuição ou das circunstâncias e,
acidentalmente, fizeram-se heróis. Outros racionalizam sobre a glória e
buscaram-na a qualquer preço, como os comandantes da operação mantidos em
posição confortável e afastada de riscos enquanto acontecia o ataque. É o caso
do velho Coronel Carl Rogers (Keith), em fim de carreira: deseja ardentemente a
medalha e a promoção. Esse homem, movido pela mais pura das lógicas
instrumentais, pode ser considerado um herói? Thorn descarta a possibilidade e
não o indica à honraria.
Porém, de quais
matérias são feitos os homens indicados à condecoração? Pertencem a uma estirpe
nobre da humanidade? Heróis de barro fornece a Rossen a
possibilidade de racionalizar sobre heroísmo e covardia, e, ao mesmo tempo,
purgar-se, por meio de Thorn, da vergonhosa mancha que o estigmatiza.
Major Thomas Thorn (Gary Cooper) e o Tenente William Fowler (Tab Hunter) |
Durante a
jornada, o Major recolhe impressões sobre os heróis em entrevistas
cuidadosamente anotadas. O que descobre? A aura heróica pode acobertar o mais
vil dos homens, como Chawk — que se alistou na Cavalaria para escapar à prisão
por assassinato. De Andrew Hetherington descobre que o gesto de coragem decorre
de iluminação sagrada: o reencontro com a fé perdida, situação que o tornou
pária entre os familiares. Os outros também oferecem respostas pouco eloquentes
acerca da grandiosidade do herói. Thorn, em sua angústia, não admite que busca
o impossível: explicações categóricas e racionais a seus dilemas.
Ao grupo se junta
a prisioneira Adelaide Geary (Hayworth), estadunidense residente no México,
filha de ex-senador caído em desgraça, proprietária da hacienda atacada e acusada de fornecer abrigo aos villistas. É
papel à primeira vista sem importância, que parecia destinado a fornecer
tempero e intriga femininos à trama assumidamente masculina. Porém, a protagonista
de Gilda
(Gilda,
1946), de Charles Vidor, se converte em instrumento à revelação do verdadeiro
caráter dos supostos heróis, bem como em testemunha e tradutora lúcida da
dolorosa expiação de Thorn — principalmente depois que esse teve o passado revelado
pelo Cabo Milo Trubee aos demais soldados. Adelaide Geary é um dos melhores
desempenhos da atriz.
A jornada é
repleta de surpresas, privações e perfídias. Os soldados estão incomodados com
a prisioneira, considerada traidora. Cobiçam-na sexualmente e a intimidam de
todas as maneiras. Thorn está praticamente sozinho para defendê-la. A situação
piora consideravelmente após um ataque villista. Para o grupo escapar — ou
talvez para testar o potencial heróico dos homens —, o Major ordena a entrega
de todos os cavalos ao inimigo. O Tenente Fowle o acusa formalmente de traição,
com o testemunho dos demais soldados. O resto da jornada será a pé,
praticamente às cegas, já que são incertas as referências quanto à localização
de Cordura. Para agravar o quadro, Hetherington cai enfermo e necessita de transporte
por maca.
Adelaide Geary (Rita Hayworth), Andrew Hetherington (Michael Callan) e Thomas Thorn (Gary Cooper) |
Sargento John Chawk (Van Heflin), Major Thomas Thorn (Gary Cooper), Adelaide Geary (Rita Hayworth) e o Tenente William Fowler (Tab Hunter) |
Daí em diante a
jornada se converte na via crucis de
um homem. Ao tentar provar algo a si próprio, Thorn levanta a animosidade dos
soldados. Estes desafiam a legitimidade de comando e pretendem até eliminá-lo
fisicamente. As provações revelam a vileza dos heróis e, concomitantemente, o
caráter e dignidade do covarde. Palavra de Veillon: “Gary Cooper acredita ser
covarde por não ter demonstrado qualquer coragem num combate em que outros se
distinguiram, mas o resto do filme revela os sórdidos motivos da audácia
destes, e Cooper retoma a coragem no momento em que é o único a enfrentar, sem
paixão ou ódio, o peso da adversidade”[7].
Será o suficiente para Rossen ser perdoado? Se internamente o diretor conseguiu
se ajustar consigo mesmo, somente ele para responder. Quanto ao filme — apesar
da força tanto da história quanto dos personagens —, deve ter feito muito pouco
para redimi-lo social e pessoalmente. Afinal, quem dera tivessem todos a
lucidez, a generosidade e o desprendimento da personagem interpretada por Rita
Hayworth. Adelaide é, de fato, a heroína da história, desde as tentativas de conduzir
Thorn a um confronto com a humanidade do ato que o estigmatizou à atitude
extrema de se entregar aos soldados para o fatigado Major gozar da
possibilidade de dormir sem o risco de ser emboscado. O personagem de Cooper
acredita ser o pior dos homens. Por isso, recusa-se a emitir juízos morais
sobre o caráter dos heróis que conduz. “Sou o que menos tem direito de
julgá-los", admite. Diante disso, Adelaide Geary afirma o quanto há de
falacioso nas histórias exemplares de heróis e covardes: “Uma covardia não faz
de alguém um covarde; um ato de coragem não faz de ninguém um herói”, sustenta.
A seguir, emenda: “Você não os julga para não julgar a si mesmo” ou,
prolongando, pode-se dizer: por ter medo de perceber o quanto há de humano e frágil
em tudo isso. Ou como o próprio Thorn afirma quase marginalmente nas anotações sobre
o caráter dos soldados: “Todos os homens são crianças”, volúveis, portanto; mas
por pior que sejam, possuem algo que os redime.
Robert Rossen
continuará se equilibrando entre os trilhos da perdição e da redenção em seu
próximo filme, uma vigorosa descida ao submundo do vício em Desafio
à corrupção (The hustler, 1961). Três anos depois
realizará a última peça de sua filmografia: Lilith (Lilith).
Adelaide Geary (Rita Hayworth) e Thomas Thorn (Gary Cooper) |
Durante as
filmagens de Heróis de barro, Dick York — um dos intérpretes de Darrin
Stephens, marido de Samantha (Elizabeth Montgomery), no seriado televisivo A
feiticeira (Bewitched) — se feriu gravemente na coluna ao cair de um
cavalo. Periodicamente, passou a ser acometido de dores insuportáveis, que o limitaram
consideravelmente nos movimentos. Por isso, aparece quase sempre sentado em A
feiticeira.
Roteiro: Ivan Moffat, Robert Rossen, com base em novela de
Glendon Swarthout. Direção de fotografia
(Eastmancolor, Cinemascope): Burnett Guffey. Música: Elie Siegmeister. Desenho
de produção: Cary Odell (não creditado). Direção de arte: Cary Odell. Montagem:
William A. Lyon. Maquiagem: Clay
Campbell, Ben Lane (não creditado), Robert J. Schiffer (não creditado). Penteados: Helen Hunt, Armiene (não
creditado). Direção de fotografia da
segunda unidade: Frank G. Carson. Operadores
de câmera (não creditados): Andrew J. McIntyre, Val O'Malley, Emil Oster. Consultoria técnica: Coronel Paul
Davison. Assistente de direção:
Milton Feldman, R. Robert Rosenbaum (não creditado), David Salven (não
creditado), Roger Slager (não creditado). Direção
de segunda unidade: James Curtis Havens. Direção de fotografia da segunda unidade: Frank A. Carson. Assistente de direção da segunda unidade:
Carter De Haven Jr. Consultoria de cor:
Henri Jaffa. Supervisão de gravação:
John P. Livadary. Orquestração:
Arthur Morton. Direção musical:
Morris Stoloff (não creditado). Decoração:
Frank A. Tuttle. Figurinos: Jean
Louis (não creditado). Líder de equipe
no Departamento de Arte: Ray Bassell (não creditado). Contrarregra (não creditada): Irving Goldfarb, Edward Goldstein,
Harry Hopkins, David Horowitz. Mixagem
de som: George Cooper (não creditado). Mikeman:
Sol Jaffe (não creditado). Gravação de
som: Harold Lee (não creditado). Edição
de som: Ernest Reichert (não creditado). Cabos de som: George Ronconi (não creditado). Coordenação de dublês: Jack Conner (não creditado). Dublês (não creditados): May Boss
(p/Rita Hayworth), John L. Cason (p/ Van Heflin), Tony Epper, Clem Fuller, Doug
Gunther, Walt La Rue ,
Fred Lerner, Dean Smith, Slim Talbot (p/Gary Cooper). Assistentes de câmera (não creditados): Morris Bauchman, Albert
Bettcher, Jack Botthof, Willard Klug, Eugene Lenoir, Walter Meins, Don Murphy,
Clyde Prior, James Saper, Charles Stapleton. Fotografia de cena (não creditada): Robert Coburn, Homer Van Pelt. Eletricista-chefe: Seldon White (não
creditado). Supervisão de figurinos
masculinos: Tom Dawson (não creditado). Pirotecnia: Ivan Connors (não creditado). Continuidade: Doris Grau (não creditado). Fornecimento de alimentação: Rolly Harper (não creditado). Encenação de lutas: 'Chema' Hernandez (não creditado). Treinador do papagaio Maggie: A. W.
Kennard (não creditado). Marcação de
cena para Rita Hayworth: Mary Lou Tobler (não creditada). Lentes fotográficas: Panavision. Sistema de mixagem e gravação de som:
RCA Sound System. Tempo de exibição:
123 minutos.
(José Eugenio Guimarães, 1987; revisto em 1994)
[1] Grafado originalmente como Rosen.
[2] VEILLON, Olivier-René. O cinema americano dos anos cinquenta.
São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. 248.
[3] Sobre seu rompimento com o Partido Comunista,
Rossen declarou: “as razões pelas quais se entra no PC são as mesmas pelas
quais se sai” (In: PARAIRE, Philippe. O cinema de Hollywood. São Paulo:
Martins Fontes, 1994. p. 151).
[4] VEILLON,
Olivier-René. Op. cit. p. 244.
[5] CF. KATZ,
Ephraim. The film encyclopedia. 2. ed. Nova York : Harper Perennial, 1994. P. 1179.
[6] VEILLON,
Olivier-René. Op. cit. p. 250.
[7] Ibidem. p. 251.
Hola estimado Eugenio.
ResponderExcluirAunque en principio hay que saber diferenciar entre las posiciones políticas personales y el arte como cineasta, en el caso de Rossen se hace muy difícil pues lo que hizo es totalmente inmoral.
Lo que no cabe ninguna duda es que ver a Gary Cooper y a Rita Hayworth en una misma película es algo fabuloso e indescriptible por encima incluso de la calidad de la propuesta presentada.
Un brillante análisis por tu parte que es un placer leer y volver a releer otra vez.
Fuerte abrazo!
De pleno acordo, caro Miguel. Tanto Rossen como Kazan cometeram o mais indigno dos gestos. Afirmo isso categoricamente, mesmo sabendo que é complicado julgar alguém sem saber das pressões que estava suportando e também na posição em que me encontro, sem poder sentir concretamente o contexto da "caça às bruxas". Porém, há outros que resistiram até o fim, inclusive pagando o preço da própria vida. Desgostosamente, em meu país, politicamente perturbado por um golpe de Estado e com instituições representativos e judiciais totalmente em frangalhos, a delação vem, se uns tempos para cá, se tornando um valor positivo para a população mais vizinha do senso comum. Desde abril de 2016 o Brasil respira um ambiente macarthista.
ResponderExcluirGracias por sua avaliação.