quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

SOBRE O QUARTO ANIVERSÁRIO DO BLOG: UM TEXTO DA QUERIDA AMIGA E REVISORA OLÍMPIA OLIVEIRA

De Olímpia Oliveira, querida amiga e revisora de meus textos, palavras que muito me emocionaram com respeito ao quarto aniversário do blog, à minha fixação fordiana e particular cinefilia - José Eugenio Guimarães. 




Olímpia Oliveira, à direita, com a filha Luísa Peixoto
Olímpia, incentivadora do blog, acompanha-o desde o início
Olímpia faz a revisão dos textos e propõe ajustes



Com a leitura da resenha - pré-postada -, de Estigma da crueldade (The bravados, 1958), de Henry King, inicio a missiva em homenagem a José Eugenio Guimarães e a seu blog Eugenio em Filmes. Este completa quatro anos, na próxima terça, dia 13 de dezembro. Data mesma do AI-5, em 1968.



Eugenio é um fanático – incondicionalmente apaixonado pela sétima arte! Nas noites de sexta, após as aulas da universidade, aqui, em “Escovas”, - como ele costuma dizer -, demos início aos encontros com o cinema, na casa de amigos, com direito a comes e bebes e boa companhia – lá pelos anos 2010/11. É claro que quem indicava os filmes era o nosso cinéfilo, espirituoso e da boa cachaça, Eugenio.



John Ford sempre marca presença na vida e assuntos de Eugenio
As vinhas da ira (The grapes of Wrath, 1940), por exemplo...










...E também, entre muitas outras realizações fordianas, Depois do vendaval (The quiet man, 1952), No tempo das diligências (Stagecoach, 1939), O homem que matou o facínora (The man who shot Liberty Valance, 1962),  Como era verde o meu vale (How green was my valley, 1941) e Rastros de ódio (The searchers, 1956).


John Ford se apresentou à sombra e à companhia dele. Começou assim uma parceria – a leitura e a revisão do arquivo imenso de resenhas. A intenção de publicar o acervo aflorou. À 0h de todo domingo, um novo texto é postado no Eugenio em Filmes.


Acompanhei de perto a iniciativa do blog e sua (a dele) satisfação em ver pronto aquilo que imaginara: o espaço de projeção com cortinas verdes e as cadeiras vermelhas da plateia.



Eugenio - para aqueles que bem o conhecem - é cheio de manias! Uma delas é sortear, em meio às suas inúmeras pastas, a apreciação a ser postada de determinado filme. Depois, a envia para mim. Faço a leitura e a revisão de bobagens ortográficas, dando alguns pitacos na escrita cinematográfica: minha “câmera” lê seus artigos, sim – artigos –, análises e impressões, atentando aos detalhes, aqueles passados desapercebida ou despercebidamente. Tanto faz. É um deleite para aquele conhecedor das telas. Às vezes até procuro o filme para assistir após a primeira leitura, e aí, quando retorno, me identifico com o que está ali posto. Amo as imagens dos filmes e daquelas fotografadas na escrita. Elas demandam época, tempo, história e sociedade.



São clássicos, em sua maioria. Clássicos sim – e não “filmes antigos”. ...rsrs.! Acho que nasci tarde demais! Preciso de muitas noites de sofá até colocar em dia!



Não é um blog para qualquer um. E é para todos também. Os textos são críticos com uma pitada de sarcasmo e ironia, além de informativos e contextualizados. Às vezes, as linhas da pauta são duras e cortantes, mas necessárias por serem políticas e politizadas.



Yamê Peixoto, também filha de Olímpia Oliveira
Yamê  seguiu atentamente as minhas orientações na concepção do layout do blog:  simples, de cores leves, com destaque, acima de tudo, para o texto



Amigo queridão, é um enorme prazer acompanhá-lo na minha ignorância cinéfila.



Nos encontraremos na próxima sessão. Parabéns pelos prêmios e agrados aos amantes da sétima arte!



Beijos de Axé! E abraços de Saudades!



E, claro!
FORA TEMER! E ELEIÇÕES JÁ!"



Olímpia Oliveira
Vassouras, 12 de dezembro de 2016

10 comentários:

  1. Boa tarde meu caro amigo Eugênio!
    Que alegria amigo os nossos blogs têm praticamente a mesma idade. Eu sou grato ter te encontrado na web és uma pessoa tranquila e repleta de conhecimento da sétima arte. Esta realidade está estampada em cada postagem sobre os clássicos do cinema. Graças ao teu blog aprendi a amar ainda mais o cinema. Tu tens feito rever muitos e muitos filmes que marcaram épocas da minha vida. Em vários outros comentários particulares tenho te relado tal filme irei fazer uma cessão especial com os amigos, regado a chimarrão e a inesquecível pipoca; para dar o tom do cinema. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho, sucesso e somente a sétima arte; agradece plenamente. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Cícero Barros, muito obrigado por suas palavras e comparecimento. O cinema, para mim, com suas diversas realizações vindas das mais variadas procedências, é cada vez mais um refúgio, um meio de conhecimento, de socialização, de diversão e de sobrevivência espiritual. Encontrá-lo na Web, bem como ao seu blog, permitiu-me uma boa interação. Fico feliz pela coincidência em idade de nossos blogs. Vamos para o quinto ano. Vamos aos poucos. Um ano de cada vez. Talvez, assim, a gente possa ir longe. Grande abraço e muito obrigado por sua colaboração e amizade.

      Excluir
  2. Eugenio,não imaginava que a missiva feita em ocasião do quarto ano do blog desse tantos frutos. Obrigada pelo carinho por mim e pelas minhas filhotas. Adorei as fotos dos meus prediletos fordianos, principalmente, "As vinhas da Ira" e "Depois do Vendaval".
    Que venha o quinto aniversário!
    Beijos "irados" de felicidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você compareça mais vezes com os seus aportes, Olímpia. Obrigado por tudo. Não há palavras suficientes para expressar toda a contribuição oferecida desde o nascimento do blog.

      Muitos beijos.

      Excluir
  3. Queridão, parabéns por mais um ano de blog! Fico feliz pelo sucesso e por ter participado da criação do mesmo! Admiro sua sabedoria quando trata-se do assunto cinema! Espero que o sucesso só aumente! Beijo grande, Yamê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você usou a minha identidade para publicar, Yamê! Deveria ter usado a sua. Fica até esquisita a minha resposta. Parece que estou respondendo a mim mesmo. Obrigado e beijos.

      Excluir
  4. Muchas felicidades querido Eugenio,tienes un importante blog,que difunde de manera crítica el Séptimo arte no sólo de tu país sino del mundo,te quiero y admiro...Y a ir por más :)))
    Besitos
    Mis Presentimientos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comparecimento e felicitações neste momento tão importante para o blog e para mim, Mis Presentimientos, de comemorações pelas passagens do seu quarto aniversário. O seu incentivo me é muito importante, assim como o da Maria Del Socorro Duarte.

      Grande abraço e saludos.

      Excluir
  5. Eugenio,

    A forma clara e clássica com que expõe suas matérias é como se uma forma de fazer 2 coisas; a de fazer amar o cinema quem não é muito voltado para este lado ou fazer seus leitores sentirem saudades ao término de cada matéria que ponha no ar.

    Parabens por sua contribuição aos adoradores desta linda arte e por afinar nossos gostos e conhecimentos.

    jurandir_lima@bol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratíssimo, Jurandir!

      O cinema é o alimento espiritual que todos deveriam ter. O cinema, sua linguagem, suas formas de expressão, sua história, seus criadores, suas escolas, sua distribuição pelos mais diversos países com suas formas plurais e específicas de ver o mundo... Tudo isso é fascinante. É tudo isso que me alimenta. É acima de tudo o olhar impregnado de uma dada sensibilidade consubstanciada pelo artista que se presta a imprimir sua alma na fita ou nos suportes digitais.

      Abraços.

      Excluir