sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO BLOG

John Ford, meu cineasta preferido
O comentário de algum filme dele será sorteado para integrar o segundo ano do blog?


Eugenio em Filmes (www.cineugenio.blogspot.com) comemora seu primeiro aniversário. Não sei se o espaço terá vida longa, mas conseguiu ir além do previsto quando lançado em 13 de dezembro de 2012. Aproveito o momento para agradecer à querida amiga Yamê de Oliveira Peixoto, responsável pela leveza e simplicidade de seu design. Ela entendeu perfeitamente o meu desejo ao conceber um ambiente de acesso fácil, desprovido de firulas, que não exigisse muito em termos de conexão e esforço visual. Só pedi um fundo claro, para o assentamento dos textos, emoldurado por cortinas verdes. Estas possuem significados profundos às minhas memórias afetivas: lembram o finado Cine Odeon da mineira cidade de Viçosa/MG. Neste local não apenas construí boa parte de minha cinefilia em meus dias de garoto, como também atuei na operação dos projetores, de 1974 a 1981, ao lado do inesquecível Francisco Cunha Amorim, o Chico Borró.


A rotina do blog é feita à base de uma nova postagem a cada semana, sempre aos domingos em sua hora zero. Os textos publicados resultam de sorteios os mais aleatórios dos comentários que, desde 1974, escrevo sobre os mais diversos filmes que assisti e venho assistindo. Com base nesse método governado pelo acaso, podem entrar apreciações de títulos os mais variados, tanto de obscuras bombas cinematográficas até das mais renomadas obras mestras. Também é uma forma encontrada para privilegiar minha cinefilia como um todo, não deixando minhas simpatias e antipatias governarem as publicações.


Assisti, até o momento, a quase 6200 filmes, desde que fui iniciado no gosto pelo cinema ao ver Marcelino pão e vinho (Marcelino pan y vino, 1955), de Ladislao Vajda, em 1958, quando contava apenas dois anos. Todos esses títulos estão cuidadosamente anotados com suas respectivas fichas técnicas. Desse montante, há comentários escritos para cerca de 4000, dos quais são sorteados os que se integrarão ao blog. Por ora, não pretendo alterar essa rotina, até para não ficar totalmente absorvido por ela. A dureza da aleatoriedade, ao menos para mim, decorre do sacrifício e da tensão que o sistema implica. Por exemplo: até o momento não se apresentaram comentários de filmes de John Ford, meu cineasta preferido. Ou de outros que me são notadamente importantes e falam alto às minhas afetividades como Howard Hawks, Jules Dassin, Anthony Mann, Stanley Kubrick, Orson Welles, King Vidor, Woody Allen, Frank Capra, Vincente Minnelli, Billy Wilder, Ernst Lubitsch, Humberto Mauro, Luchino Visconti, Roberto Rossellini, Jean-Luc Godard, Charles Chaplin, Raoul Walsh, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, David Lean, David Wark Griffith, Jacques Feyder, Jacques Tati, Yasujiro Ozu, Akira Kurosawa, Sergio Leone, Jean Renoir, Sergei Eisenstein, Ingmar Bergman, Satyajit Ray e outros tantos. Quem sabe, apreciações alusivas aos títulos desses mestres não serão sorteadas no segundo ano do blog, prestes a se iniciar? Espero que sim.


Martin Pawley (Jeffrey Hunter) e Ethan Edwards (John Wayne) procuram Debbie (Natalie Wood)
Rastros de ódio (The searchers, 1956), de John Ford

  
Até o momento, 53 apreciações foram publicadas. Igual número é aguardado no segundo ano. Para um espaço como este, que não conta com amplos recursos de divulgação — só os decorrentes de meus limitados esforços além da ajuda de amigos, conhecidos e apreciadores de boa vontade (aos quais sinceramente agradeço) —, até que o público vem se mostrando compensador. Se forem confiáveis os métodos de aferição do blog, os leitores e curiosos não são apenas brasileiros. Também há estadunidenses, malaios, chineses, portugueses, russos, alemães, japoneses, romenos, angolanos, franceses, holandeses, suíços, argentinos, italianos, ucranianos, canadenses e ingleses.



Marcelino pão e vinho (Marcelino pan y vino, 1955), de Ladislao Vajda
O começo de minha cinefilia, em 1958, quando estava com dois anos de idade


Bom, é isto! Que venha o segundo ano do blog. O espaço e as publicações estão abertos ao recebimento de críticas positivas e negativas, sugestões, correções etc.


A todos, muito obrigado!


José Eugenio Guimarães

13 de dezembro de 2013


7 comentários:

  1. parabéns! José Eugenio.
    Seu "método" exige persistência e desapego, o que é quase um paradoxo para quem ama o cinema: o resultado é excelente, você apresenta seus comentários sobre o filme, "embalando" o leitor.
    Da minha parte, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela apreciação, Denise, e pela compreensão quanto ao sofrimento imposto pelo método que comanda as inserções. Às vezes tenho vontade de me rebelar contra as minhas próprias imposições, mas creio que seria injusto.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. Oi Eugênio, parabéns pelo BLOG.. é sempre bom ver vida inteligente na internet e você dá um banho nos comentários. Para quem, em Vassouras, nem telefone celular tinha e tinha medo da tecnologia, uma mudança bem radical, né amigo..?? Beijão... continuo lendo os posts pelo Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comparecimento aos festejos, Flávia. E pelas palavras elogiosas também. Quanto à minha relação com a alta tecnologia e a informática, continuo levando surras memoráveis. Ainda mais quando os sistemas se rebelam e não há por perto alguém a quem recorrer e endereçar orações.

      Beijos.

      Excluir
  3. Muito bom, fiquei curioso em relação às datas que estavam presentes em algumas postagens que li. Será um prazer correr meus olhos por seus textos dignos do cinéfilo mais exigente, eu como iniciante na arte de cinefilia tenho muito a aprender com você Eugênio! Assim como todos que por aqui passam!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela apreciação, Emerson! Mas pelo que pude perceber da visita que fiz ao seu blog, eu, sim, tenho muito ainda a aprender.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Nesse mundo tão dinâmico das artes sempre teremos muito a aprender, se eu puder contribuir com seu vasto conhecimento já terá valido a pena manter meu blog!

      Abração!

      Excluir