tag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post3859603198611468709..comments2023-10-11T05:06:07.807-03:00Comments on Eugenio em Filmes: CORBUCCI INSTALA RINGO, O DA PISTOLA DE OURO, EM GOLDSTONEJosé Eugenio Guimarãeshttp://www.blogger.com/profile/13243921328043829627noreply@blogger.comBlogger15125tag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-27375716259844642712023-05-28T14:59:55.583-03:002023-05-28T14:59:55.583-03:00Boa noite. Sou da era de cobois, e adoro assistir....Boa noite. Sou da era de cobois, e adoro assistir.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-47430436246954836352014-08-04T10:34:27.216-03:002014-08-04T10:34:27.216-03:00PAULO TELLES
Blog Filmes Antigos Club
http://www.a...PAULO TELLES<br />Blog Filmes Antigos Club<br />http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br,<br /><br />Caro Paulo Telles,<br /><br />Obrigado por essa informação sobre o Leone e a fonte. Então, eu tenho a matéria em casa, pois colecionei a SET até o amargo e melancólico fim da publicação. Aliás, quando morreu ela já estava há muito exsanguinada. Já não valia muita coisa. Ficou relegada à leitura rápida, cheia de matérias superficiais.<br /><br />Não sei se sabe, caro Paulo, mas há no Facebook um grupo de origem italiana dedicado à preservação da memória do Giullano Gemma. Caso se interesse, é https://www.facebook.com/groups/448311345288269/?fref=ts.<br /><br />Abraços.<br /><br />José Eugenio Guimarães<br /><br />José Eugenio Guimarãeshttps://www.blogger.com/profile/13243921328043829627noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-53373670173546953622014-07-13T10:47:00.070-03:002014-07-13T10:47:00.070-03:00Eugenio
Esta observação de Leone eu li há muito t...Eugenio<br /><br />Esta observação de Leone eu li há muito tempo numa reportagem sobre o cineasta na REVISTA SET, e tanto me chamou a atenção que nunca mais me esqueci.<br /><br />O Dólar Furado tem uma boa história (na minha ótica), mas se deixa perder pelas interpretações, mas também me deixo fascinar pelo carisma de Giuliano Gemma como mocinho genuíno do estilo (que isso fique entre nós, rsrsrs), que ano passado nos deixou num brutal acidente de carro, ao 75 anos de idade.<br /><br />MEU NOME É NINGUÉM é divertido e não tem como não notar o contraste entre o classicismo do veterano Fonda contra o espírito galhofeiro de Terence Hill, que também nunca foi um brilhante ator (ao contrário de Fonda), mas como Gemma, Terence consegue cativar com igual carisma qualquer trabalho neste estilo.<br /><br />SELA DE PRATA é um filme fraco, mas que chama mais atenção por ter sido um dos últimos trabalhos de Ettore Manni no cinema. Manni se matou em 1979.<br /><br />Abraços<br />PAULO TELLES<br />Blog Filmes Antigos Club<br />http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br/<br /><br />Paulo Telleshttps://www.blogger.com/profile/02200547471964301684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-2232654884895179332014-06-29T21:33:50.474-03:002014-06-29T21:33:50.474-03:00Olá, Sibely!
Chegará o momento em que postarei co...Olá, Sibely!<br /><br />Chegará o momento em que postarei comentário sobre algum western protagonizado pelo SEU querido Gary Cooper. <br /><br />Também tive a oportunidades de ver muitos westerns, não somente italianos, numa sessão dedicada ao gênero, levada ao ar pela Record, nas tardes dos dias úteis. Sempre punha para gravar, pois o horário me era proibitivo. Hehehe! Saudoso tempo.<br /><br />Abraços.José Eugenio Guimarãeshttps://www.blogger.com/profile/13243921328043829627noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-39275979003617897862014-06-29T21:28:11.316-03:002014-06-29T21:28:11.316-03:00Olá, Paulo!
Rapaz, não sabia desse desabafo do Le...Olá, Paulo!<br /><br />Rapaz, não sabia desse desabafo do Leone, tão sem meias medidas, acerca dos filhos bastardos que gerou. Queria vê-lo afirmando isso. <br /><br />Respondi há pouco ao nosso amigo Jurandir e fiz referência à importância de ERA UMA VEZ NO OESTE. Para mim é um dos filmes absolutos sobre o western produzido além mar. E cheio de inflexões e alusões aos filmes de John Ford. Adoro. Se possível, leia mais acima a resposta que passei ao Jurandir. <br /><br />Paulo, que isso fique apenas entre nós (hehehe!), mas não tenho respeito algum por O DÓLAR FURADO. Já não gostei quando o vi, no lançamento. As revisões que fiz - sempre dou novas oportunidades aos filmes - em nada mudaram o meu parecer. Na certa, se algum aficcionado ler este comentário, será capaz de me crucificar. <br /><br />Não conheço SELA DE PRATA. <br /><br />Um western italiano de que gosto muito é uma produção de Leone: MEU NOME É NINGUÉM ("Il mio nome è Nessuno", 1973), de Tonino Valerii e do não creditado Leone. É protagonizado por Henry Fonda e Terence Hill. Um belo exemplar, com um oportuno comentário, a partir do momento em que o espírito galhofeiro de Hill se encontra com o classicismo de Fonda. É um filme que pretendo rever tão logo surja a oportunidade.<br /><br />Abraços.José Eugenio Guimarãeshttps://www.blogger.com/profile/13243921328043829627noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-8796916366243885072014-06-29T20:39:47.429-03:002014-06-29T20:39:47.429-03:00Olá, Jurandir!
Não conheço MINESOTTA CLAY. Mas ta...Olá, Jurandir!<br /><br />Não conheço MINESOTTA CLAY. Mas também me foi difícil a adaptação aos westerns spaghetti. Foi duro, no começo, conviver com tanto exagero e espírito de galhofa. Mas, depois, mesmo sem aceitar de todo esse tipo de produção, passei a considerá-la como outro gênero, que não propriamente western. Assim, foi ficando mais palatável. <br /><br />Gosto muito dos filmes do Leone. Concordo com você acerca de POR UNS DÓLARES A MAIS. É o mais sofrível da trilogia dos dólares. Mas era um começo. Ele se reafirmaria em POR UM PUNHADO DE DÓLARES e realizaria um opus quase que definitivo com TRÊS HOMENS EM CONFLITO. Grande filme. Mas, para mim, nada supera o olhar compassado, nostálgico, musicalmente melancólico de ERA UMA VEZ NO OESTE. O progresso invadindo a fronteira era, ao mesmo tempo que saudado, também lamentado. Nesse filme, o comentário musical desempenha papel mais que fundamental. É um filme que demorei a descobrir, por causa de minha aversão aos faroestes europeus. Agora, porém, não há nada que me separe dele. Tenho a versão comemorativa, com comentários de Sir Christopher John Frayling. Recomendo que a veja. É fantástica a forma como ele discorre sobre o filme, fazendo os devidos contrapontos e marcando as muitas alusões de ERA UMA VEZ NO OESTE com os filmes de John Ford. Aliás, é um filme repleto de homenagens a Ford.<br /><br />Vou tentar rever O VINGADOR SILENCIOSO nos próximos dias.<br /><br />Abraços.José Eugenio Guimarãeshttps://www.blogger.com/profile/13243921328043829627noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-41888142193504991862014-06-26T19:02:59.852-03:002014-06-26T19:02:59.852-03:00A versão com Conrad Veidt é excelente, tb vi no Cu...A versão com Conrad Veidt é excelente, tb vi no Cult.<br />Via muito 'Bang Bang à italiana ' na RECORD com meu pai quando era criança. Ficava sempre apaixonada pelos mocinhos e Giuliano Gemma e Mark Dammon eram dois que eu adorava, rs Nada como um cara lindo em filmes de faroeste, rssiby13https://www.blogger.com/profile/12877785005404387492noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-82967317127868084862014-06-23T10:47:08.641-03:002014-06-23T10:47:08.641-03:00Salve Eugenio!
Bela retrospectiva de Corbucci , q...Salve Eugenio!<br /><br />Bela retrospectiva de Corbucci , que também é uma reminiscência de Castelari, Leone, Tessari, e outros gênios do faroeste europeu. Nunca assisti a nenhuma destas obras na tela gigante, mas acompanhei muitos destes na telinha da TV, afinal, as emissoras exibiam constantemente estas fitas quase que diariamente nos anos 1970 e 1980, e posso dizer que cresci consumindo-me em assisti-los, sem possuir a visão de cinema que tenho hoje, pois meu gosto pela Sétima Arte costuma ser bem eclético. <br /><br />Mas os westerns italianos, muitas vezes, costumam ser muito baratos e mal produzidos, sem o foco e a categoria de Leone e Corbucci, e isto me faz lembrar o próprio comentário do primeiro, que numa entrevista coletiva, ele afirmou que muitos outros cineastas o consideravam o PAI DO WESTERN SPAGHETTI. Mas Leone fez a seguinte réplica: “Mas se eu soubesse que geraria tantos FDPS...” . Isto significou que o gênero estava sendo avacalhado desde quando surgiu por diretores de quinta, que hoje, muitos deles nem são lembrados. <br /><br />E muito embora os westerns spaghettis não tenham conteúdos morais como os faroestes americanos tradicionais, obras primas como toda trilogia de Leone, e mais ERA UMA VEZ NO OESTE, e fitas máximas como O DÓLAR FURADO, e astros do estilo como Giuliano Gemma e Franco Nero, garantiram a popularidade deste gênero que teve durabilidade até 1978. SELA DE PRATA, produzido em 1978 e estrelado por Gemma, é considerado o último faroeste italiano.<br /><br />Grande abraço<br /><br />PAULO TELLES<br />Blog Filmes Antigos Club<br />http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br/<br />Paulo Telleshttps://www.blogger.com/profile/02200547471964301684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-80769987784726518172014-06-23T08:49:23.758-03:002014-06-23T08:49:23.758-03:00Olá, Chloe Rar!
Saludos!
É um prazer tê-la aqui,...Olá, Chloe Rar!<br /><br />Saludos!<br /><br />É um prazer tê-la aqui, acompanhando o blog. Espero sua visita mais vezes, se possível, com comentários.<br /><br />Muchas gracias. <br /><br />Um abraço.José Eugenio Guimarãeshttps://www.blogger.com/profile/13243921328043829627noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-20976154755124712972014-06-20T22:47:16.512-03:002014-06-20T22:47:16.512-03:00Hola Eugenio, aquí una nueva seguidora :). Me gust...Hola Eugenio, aquí una nueva seguidora :). Me gustó mucho la reseña, la verdad es que nunca he visto ninguna de esas películas pero prometo que pronto lo haré y dejaré mi opinión. Saludos!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17739500667082134308noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-78319852701309270502014-06-17T19:22:33.827-03:002014-06-17T19:22:33.827-03:00Até que tentei, mas foi dificil me adaptar aos wes...Até que tentei, mas foi dificil me adaptar aos westerns Spaguett. E os larguei de lado, logo depois que vi Minesotta Clay.<br /><br />Não dava. Era muita fanfarronice, muita imitação sem qualidade, muito exagero, disparos sem a sonoridade dos westerns originais, quedas mirabolantes para sacar e disparar, muitos bandidos mortos por um homem apenas e...e... e muito mais. <br /><br />Terrivel! <br />Terrivel demais tudo isso para quem conhece Shane, Da Terra Nascem os Homens, A Arvore dos Enforcados, O Homem que Matou o Facínora, Rastros de Ódio, A Face Oculta, O Homem do Oeste, Rio Vermelho, Duelo ao Sol, dentre outras centenas de maravilhas que o cinema americano fez.<br /><br />E parei de ver. <br />Perfém, fiz isso com algumas excessões para os faroestes de Leone, onde me decepcionei com tres deles, inclusive Era Uma Vez No Oeste (filme que já vi mais de seis vezes para ver se achava algo que todos achavam e eu não) fita que não me diz nada. <br />Por Um Punhado de Dólares/65, Por Uns Dólares a Mais/64, onde não achei a qualidade que encontrei no seu melhor trabalho, Tres Homens em Conflito. São apenas dois filmes assistiveis, somente.<br /><br />Entretanto, para se ver como é gosto, eu amo Quando Explode a Vingança/73, pois apenas a musica de Morricone significa a metade do valor deste abrangente e explosivo faroeste. <br /><br />No entanto, jamais o cinema italiano fez ou voltará a fazer algo como Tres Homens em Conflito.<br />Esta fita do Leone tem ares de super produção. <br /><br />A parte da Guerra da Secessão é tão pungente, tão forte e tão bem recriada, que não sentimos outra coisa a não ser nos ver dentro da própria guerra.<br />Um verdadeiro espetáculo aquele cenário criado para esta fita. <br />Tudo isto sem falar nos desempenhos de Lee, Wallach e Clint. Ali o Leone se superou e a fita, feita em 1966, segue vivissima até hoje.<br /><br />Ademais o Morricone novamente se imbui de criar um ar harmonico para esta grandeza de filme. Musicas que nos perfura forte as entranhas, perdendo apenas para a musica de Era Uma Vez No Oeste, sonoridade que chega a ser algo sublime, de tão bela.<br /><br />Há poucos meses me fizeram ver O Vingador Silencioso, me trouxeram o filme, tirei uma copia para mim e me dispus a ver.<br /><br />Não. Não vou aqui explicitar a decepção que tive, porque eu iria falar mal do filme do inicio ao fim, do primeiro ao ultimo ator. E nem quero me lembrar mais que esta fita existe, e que me veio recomendada pelo segundo maior diretor do cinema italiano, o Sergio Corbucci. <br />Vou esquecer que vi este filme e procurar manter vivo na mente O Bom, O Mau e o Feio.<br /><br />jurandir_lima@bol.com.br<br /><br /><br /><br />Faroestenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-34765148662909149672014-06-15T15:52:05.116-03:002014-06-15T15:52:05.116-03:00Eu fui apresentado a O HOMEM QUE RI do Paul Leni p...Eu fui apresentado a O HOMEM QUE RI do Paul Leni poucos anos antes de você, Ricardo; pelo Telecine Classics, que logo depois iria se descaracterizar ao mudar o nome para Telecine Cult. Sim, é excelente!José Eugenio Guimarãeshttps://www.blogger.com/profile/13243921328043829627noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-68856090675092701082014-06-15T14:05:00.929-03:002014-06-15T14:05:00.929-03:00A versão com Conrad Veidt é muito boa. Conheci-a n...A versão com Conrad Veidt é muito boa. Conheci-a no ano passado.Ricardo Antonio Lucas Camargohttps://www.blogger.com/profile/07439975350960254327noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-88620881034602582192014-06-15T11:52:56.082-03:002014-06-15T11:52:56.082-03:00Olá, Ricardo!
Mal tenho lembranças de O HOMEM QUE...Olá, Ricardo!<br /><br />Mal tenho lembranças de O HOMEM QUE RI, de Corbucci! Eu a vi em 1968. Na época, aos 12 anos, considerei-a divertida, um filme para o gasto. Mal sabia quem era Visconti e só ouvira falar de O HOMEM QUE RI sob direção de Paul Leni, de 1928, com Conrad Veidt. Hoje, preciso redescobrir ambos os títulos. <br /><br />Abraços.José Eugenio Guimarãeshttps://www.blogger.com/profile/13243921328043829627noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-38845457648778005342014-06-15T11:23:55.556-03:002014-06-15T11:23:55.556-03:00A versão de "O homem que ri", de Corbucc...A versão de "O homem que ri", de Corbucci é medonha em mais de um sentido -- a deturpação do original, transportando a história atrapalhadamente para a época dos Borgia, a realização de uma plástica que ainda hoje seria impossível, a violência gratuita --, mas o imperdoável é o desperdício de um ator do porte de Jean Sorel, que nos brindou com um desempenho excelente no "Vagas estrelas da Ursa Maior", de Lucchino Visconti.Ricardo Antonio Lucas Camargohttps://www.blogger.com/profile/07439975350960254327noreply@blogger.com