tag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post2852485917110019620..comments2023-10-11T05:06:07.807-03:00Comments on Eugenio em Filmes: JAMES MASON É O NOSSO (DELES!) HOMEM EM ANCARAJosé Eugenio Guimarãeshttp://www.blogger.com/profile/13243921328043829627noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-73388733051380674392015-03-09T10:18:10.617-03:002015-03-09T10:18:10.617-03:00Olá, Jurandir;
Joseph L. Makiewicz é, dos diretor...Olá, Jurandir;<br /><br />Joseph L. Makiewicz é, dos diretores hollywoodianos do pós Segunda Guerra Mundial, um dos mais refinados e inteligentes. Uma personalidade, acima de tudo, crítica. Apesar de Hollywood ser o que sempre foi, conseguiu cavar um lugar ao sol e se impor com uma marca e um estilo. Notadamente, o filme que não gosto dele - inclusive porque não é dele, mas do produtor que fez e desfez ao longo das filmagens - é CLEÓPATRA. Costumo dizer que esse filme é um mamute sofrendo de osteoporose. CLEÓPATRA, por pouco, não arruinou a carreira do diretor. Apavorado com a experiência e praticamente enfermo psicologicamente com as imposições de Zanuck e com os chiliques de Elizabeth Taylor - não estou falando da doença que a acometeu, que foi séria e atrasou as filmagens -, Mankiewicz passou quatro anos longe do cinema. Voltaria a filmar com a classe que lhe era peculiar em CHARADA EM VENEZA. A seguir, brindou-nos com o inteligente western crítico NINHO DE COBRAS e em 1972 se despediu com o esperto e vigoroso JOGO MORTAL. Gosto muito do cineasta. Mas CLEÓPATRA é, para mim, uma experiência malfadada, na qual ele jamais deveria ter se metido. Não podemos esquecer que antes de Mankiewicz a direção do empreendimento estava nas mãos do talentoso Rouben Mamoulian. Afastado pelo produtor, nunca mais quis saber de cinema, tão desgastante foi a experiência. <br /><br />Mas são coisas de Hollywood. Os produtores sempre fizeram de tudo para sequestrar a independência, o talento e a criatividade de seus cineastas mais promissores. John Ford, bem lembrado por você, teve que rebolar muito, inventando subterfúgios, filmando apenas o estritamente necessário para não dar oportunidade às malversações que poderiam ser cometidas à sua revelia. Mesmo assim, amargou derrotas como o "assassinato" de seu HORAS AMARGAS, totalmente desfigurado na montagem. <br /><br />Outro que comprou brigas homéricas com os produtores com William A. Wellman. Este alugou uma carroça e foi até uma fazenda, onde encheu o veículo de estrume. Despejou todo o fétido conteúdo no escritório de Zanuck. <br /><br />Abraços.José Eugenio Guimarãeshttps://www.blogger.com/profile/13243921328043829627noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1953787828032866589.post-27545082380233189482014-11-17T11:42:57.973-02:002014-11-17T11:42:57.973-02:00Eugenio,
Não conheço o filme em citação, mas conh...Eugenio,<br /><br />Não conheço o filme em citação, mas conheço algo de Mankiewicz e do Mason. Pouco, mas sei algo deles que posso por por aqui para não passar em branco.<br /><br />Não podemos deixar de conotar Cleopatra, que apesar de ter dado um prejuizo terrivel, é inegável sua qualidade como cinema.<br />O diretor, o bom diretor, deu sempre provas de sua competencia. A Malvada/50, Julio Cesar/53, Ninho de Cobras/72 (acho que seu único faroeste) e muitos mais outros, é prova irrefutável de sua boa qualidade como criador.<br /><br />O Mason, que conheci somente em 1959 ao ver Intriga Internacional, me despertou tanto seu talento que dei um esfrega em sua carreira, não perdendo qualquer filme seu que visse passar.<br /><br />Mas o da postagem eu não vi. Porém, vi Lolita, dignifiquei sua notabilissima atuação em Julio Cesar/53, (perfeito, perfeito), seu Raposa do Deserto, seu agradável e salutar desempenho em 20.000 Leguas Submarinas, sua performance pragmática em A Queda do Imperio Romano e mais umas dezenas de outros perfeitos desempenhos.<br /><br />Agora, amigo, aqui para nós: isto de montagem de um filme ser feita sem a supervisão e/ou aprovação do seu diretor, é algo que não consigo conceber.<br /><br />Como pode alguém criar um trabalho e outro o administrar? <br />Absurdo isso, como foi absurdo o Selzenick, que sempre foi metido a senhor de tudo tal qual o Zanuck, (lembra de Duelo ao Sol?) manda o diretor embora e assume a montagem, pondo e tirando o que em deseja.<br /><br />Nem quero mais falar disso, que sempre foi um assunto que estremecia as bases de John Ford, e com toda razão. <br /><br />Tenho quase certeza ter sido isto mais um truque ou, como se diz, uma carta na manga do Produtor Zanhck. O Mankiewicz estava para sair, faria o filme e ele não o montaria por falta de contrato. Assim ele tomaria a frente e faria ali o que desejasse.<br /><br />Acredito que por isso o trabalho não caiu nas mãos do Hathaway, mesmo com desculpas de que o Joseph nada fazia e estava para perder o contrato.<br /><br />Conversa fiada de quem quer por suas mãos em mais um trabalho de alguém. Em Duelo ao Sol, o Selzenick, que estava segurando no rabo da saia da J Jones, fez e desfez no filme, não respeitando seu real criador, <br /><br />Como dizem que dinheiro é quem manda...<br /><br />jurandir_lima@bol.com.brFaroestenoreply@blogger.com